Foto por Gsarmento, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons

“À Procura da Estrela” é o título da longa-metragem que vai ser gravada nos concelhos da Covilhã, Gouveia e Seia, do realizador galego Carlos Martínez-Peñalver. A produção local é assegurada pela Maria Zimbro.

Segundo comunicado, citado pela Rádio Cova da Beira (RCB), Elisa Bogalheiro, da “Maria Zimbro”, diz que o realizador “se enamorou da região e decidiu explorar neste filme a lenda do pastor e da Estrela”.

O protagonista é um jovem cartógrafo sonoro que chega à Serra da Estrela e aceita o desafio de reconstruir uma antiga rota da transumância. Ao longo da história conhece um “fervoroso ativista da região, alguns pastores que ainda exercem o ofício e alguns dos residentes locais, com quem partilha alguns momentos e conversas”.

Carlos Martínez-Peñalver está desde março na região a preparar o filme e a trabalhar com algumas das pessoas que foram selecionadas, em castings locais, para participar.

“Trabalhar com as gentes da região confere uma autenticidade única ao projeto, é um trabalho árduo, mas muito compensador e emotivo, as pessoas estão muito envolvidas, e vai ser muito lindo filmar com elas”. Afirma o realizador, no mesmo comunicado citado pela RCB.

A produtora Maria Zimbro acolheu o projeto como uma forma de dar a conhecer “não só as paisagens ímpares, daquela que é a maior Serra portuguesa, mas também e sobretudo como uma forma de mostrar algumas das vivências ligadas à transumância, inegável património imaterial da Beira Interior, preservando a sua memória.” Conclui, em comunicado, Elisa Bogalheiro.

Deixe o seu comentário

Skip to content