ICNF promove hoje uma reunião no concelho de Montalegre, no norte do distrito de Vila Real, que em 2021 contabiliza 125 ocorrências e 1.300 hectares de área ardida. Vila Real, Braga e Viseu são os distritos com mais incêndios desde 1 de janeiro.

Segundo referiu o ICNF, em comunicado, citado pela Lusa, desde 1 de janeiro, Montalegre regista 125 incêndios, sendo de modo destacado o concelho com o maior número de ocorrências a nível nacional, seguido de Arcos de Valdevez (Viana do Castelo) com 48. Em termos de área ardida, Montalegre soma “já mais de 1.300 hectares”.

O ICNF promove assim uma reunião de trabalho com o objetivo de analisar e discutir as ocorrências de incêndios rurais desde o início do ano neste concelho, com a Câmara Municipal e Entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

Ou seja, além da autarquia, estarão na reunião a GNR, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e as corporações de bombeiros locais. Conta também com a presença do Grupo de Redução de Ignições da região Norte, que integra elementos da Polícia Judiciária e da GNR.

A reunião tem como objetivo, segundo o ICNF, “abordar as causas destas ocorrências e perspetivar uma atuação conjunta das diferentes entidades, procurando soluções de proximidade que envolvam as populações locais”.

Na última sexta-feira, depois de a Câmara de Montalegre ter alertado para uma “situação de calamidade” devido aos incêndios, o Ministério da Administração Interna anunciou o reforço, pela ANEPC, do dispositivo de combate a incêndios com 250 operacionais nos distritos de Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, devido ao risco acrescido previsto para os dias seguintes.

Segundo a agência Lusa, os dados revelados pela ANEPC revelam que entre 1 de janeiro e 25 de março já se registaram 1.227 incêndios e um total de 5.477 hectares de área ardida, valores muito superiores aos registados em período homólogo de 2020, quando se registaram 528 incêndios que queimaram 786 hectares.

Os dados da ANEPC indicam ainda que os distritos de Vila Real (236), Braga (151) e Viseu (150) são aqueles em que, desde 1 de janeiro, ocorreu número de incêndios.

Deixe o seu comentário

Skip to content