Hoje, dia 10 de março, mais de 10,8 milhões de eleitores portugueses são chamados às urnas para eleger os 230 deputados e deputadas da Assembleia da República na próxima legislatura e escolher que partido deve formar Governo.
Nestas eleições legislativas concorrem 19 forças políticas. No boletim de voto, os eleitores poderão votar entre os seguintes partidos e coligações: PS; Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM); Chega; IL; BE; CDU (PCP/PEV); PAN; Livre; Nós, Cidadãos!; Alternativa 21 (MPT/Aliança); ADN; PTP; RIR; JPP; Ergue-te; MAS; Nova Direita; Volt Portugal e PCTP/MRPP.
Para votar, dirija-se ao seu local de voto entre as 8h e as 19h do dia de hoje, com o ceu cartão de cidadão. Em caso de dúvida, consulte o Portal do Eleitor – https://www.portaldoeleitor.pt
As diversas sondagens têm apontado vários cenários possíveis, mas a verdade é só uma: o povo português vai decidir hoje. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já apelou ao voto neste domingo, para “fortalecer a democracia”. A poucas semanas da celebração do 25 de Abril, acrescentou que votar “não é apenas para celebrar 50 anos, mas para construir o futuro”.
Uma notícia da Euronews lembra que esta é uma eleição antecipada, dado que a última legislatura (que devia terminar em 2026) foi interrompida pela demissão do primeiro-ministro, associada à Operação Influencer.