Em Bemposta, Mogadouro será realizado o II Encontro de Rituais Ancestrais. É já no dia 8 de fevereiro que a aldeia do planalto mirandês recebe mais de 40 grupos de caretos, mascarados e gaiteiros de Portugal e do estado espanhol. Máscaras de Bragança, Miranda do Douro, Lazarim, Mogadouro, Torre de D. Chama, Vinhais e Ílhavo. Do estado espanhol são convidados os Jarramplas de Piornal, Las Carantoñas de Acehúche, Os Cigarróns de Verín, os Jurrus y Antruejo de Alija del Infantado, a Banda de Gaitas As Portelas e El Zangarrón de Montamarta, entre outros.

O encontro onde não vai faltar o mercado de rua com produtos regionais é organizado pela Associação Maschocalheiro em parceria com o Agrupamento Europeu de Cooperação.

A animação musical está a cargo de Beche i Chiba

— PROGRAMA —
14h – Abertura do Mercado de rua de produtos tradicionais
15h – Desfile – II Encontro de rituais ancestrais
16h – Ato de aclamação e agradecimento aos grupos participantes
19h – Jantar Convívio
21h Animação

*Chocalheiro de Bemposta – “«homem mascarado, cujo vestido costuma ser feito de estopa grossa tinta de escuro e com um feitio muito esquisito. A máscara no carocha, como aqui se lhe chama, é feita de madeira pintada de preto e de um feitio horrendo; o homem, depois de mascarado, figura o demónio, no dizer do povo, e para completar o seu aspecto sinistro cinge à cintura um grande chocalho e anda sempre munido de uma grande moca, com a qual, a modo de graça, às vezes vai dando naqueles que dele se aproximam, o que dá lugar a grandes correrias e a todos fugirem da sua frente. E assim se passa o dia de Natal, sempre em folia, até à tarde, que é quando terminam as corridas do Chocalheiro». No dia de Reis repete-se a brincadeira do Chocalheiro
(Alves, Francisco Manuel, Abade de Baçal, 2000, Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, TOMO IX.)

 

(Escrito por MM)

Cartaz do II Encontro de Rituais Ancestrais

Deixe o seu comentário

Skip to content