Com esta crise pandémica a afetar todos os ramos de atividade, nomeadamente a agricultura, temeu-se que os famosos Morangos de S.Pedro Velho pudessem ficar na terra . No entanto, após o cancelamento da Feira do Morango e o apelo dos agricultores para esta situação dramática surgiu uma onda de solidariedade e o morango está a ser escoado com imensa fluidez.

O cancelamento da Feira do Morango foi anunciado há uns dias pelo presidente da Junta de Freguesia, Carlos Pires. A Feira, que se realiza há onze anos consecutivos, estava marcada para os próximos dias 9 e 10 de maio. Este evento tem enchido a aldeia do concelho de Mirandela nos últimos anos para a compra de morangos, pois nesta feira são vendidas, segundo o JN, 10 das 100 toneladas produzidas na aldeia anualmente.

Em declarações ao JN, o presidente da junta refere que “O telefone não tem parado de tocar. Foi um espírito solidário por parte de milhares de portugueses que nos contactaram por Messenger, por sms, por telefone, por e-mail, foi uma coisa impressionante o movimento que se criou para ajudar no escoamento do morango.”

A situação colocada pela pandemia da covid-19 fazia prever uma crise para os produtores de morango desta região, o que acabou por não acontecer por esta onda de solidariedade. Neste momento, até está a ser difícil para os agricultores responder a todas as solicitações.

Escrito por JL

Deixe o seu comentário

Skip to content