Com 12,3 km de extensão e um desnível de 688 metros, o novo percurso pedestre em Gouveia “convida a descobrir paisagens de montanha, locais de memória e novas práticas de restauro ecológico.”, lê-se no comunicado da Veredas da Estrela.
Esta nova rota liga as duas aldeias por caminhos e veredas, convidando o público a descobrir “vales verdejantes e vistas panorâmicas, mas também os vestígios de uma paisagem de montanha outrora resiliente e práticas de regeneração do território que visam dar nova vida aos ecossistemas e às comunidades.”
“O nosso objetivo foi criar uma rota diversa, e as veredas têm essa particularidade: permitem-nos chegar a lugares mais escondidos, caminhar entre antigos muros de pedra ou descobrir poços nas ribeiras”, explica Nik Völker da Veredas da Estrela.
No dia de inauguração, 19 de maio, os participantes terão a possibilidade de fazer a rota completa ou descobrir uma parte do trilho num passeio interpretativo.
“A quem gosta de descobrir trilhos de montanha a pé, que procura diversidade paisagística e que aprecia o desafio de troços tecnicamente exigentes, recomendo vivamente fazer a rota PR8 Veredas e Barrocas completa”, comenta Nélson Rodrigues que irá acompanhar o grupo no dia da abertura.
“A paisagem destas aldeias conta muitas histórias, e queremos que a rota permita às pessoas conhecerem algumas dessas histórias – mas também o presente e os projetos para um futuro que volte a tornar este território mais resiliente”, explica Júlio Teles da Associação Veredas da Estrela