A concentração está marcada para a Praça do Município, de onde os participantes seguirão para a zona da feira. A iniciativa decorre na Feira do Fumeiro para protestar contra a mina de lítio a céu aberto prevista para aquele concelho e os novos pedidos de prospecção.
Relembramos que as populações das aldeias de Morgade, Rebordelo e Carvalhais opõe-se ao projecto mineiro elencando preocupações ao nível da dimensão da mina e as consequências ambientais, na saúde e na agricultura. Também já são públicos alguns pareceres obrigatórios dos municípios abrangidos pelos pedidos de prospecção e pesquisa de lítio.
Na semana passada, 15 movimentos cívicos que rejeitam a prospecção e exploração de lítio e outros minerais lançaram um Manifesto Nacional a repudiar “veementemente” o plano de mineração que o Governo pretende desenvolver em nove áreas do país.
No Manifesto falam dos riscos causados pela mineração, nomeadamente, o consumo de água que esta indústria precisa, tal como a fragmentação da paisagem e a desvalorização e desertificação do território.
Também reivindicam o acesso à informação clara, transparente e abrangente a nível local, regional, nacional e europeu. Exigem finalmente que não sejam utilizados fundos públicos para o fomento de novos projectos de mineração ou prospecção
Evento da concentração de protesto em Montalegre
Escrito por DG