Os últimos dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) do índice de seca PDSI reportam ao final de junho e revelam que com o início do verão a maioria do Distrito de Vila Real entrou em período de seca.

O índice PDSI (Palmer Drought Severity Index), foi desenvolvido por Palmer (1965) e implementado e calibrado para Portugal Continental (Pires, 2003). Segundo o site do IPMA “baseia-se no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo e permite detetar a ocorrência de períodos de seca classificando-os em termos de intensidade (fraca, moderada, severa e extrema).”

De acordo com este índice, quase todo o território do distrito se encontra em seca fraca, com exceção de uma zona mais ocidental que abrange, por exemplo, Ribeira de Pena, onde os valores são normais.

De acordo com o PDSI, no final junho, verificou-se um aumento da área em seca meteorológica um pouco por todo o território continental. As regiões do interior Norte-Centro e a região de Lisboa e Vale do Tejo estão na classe de seca fraca e a região Sul encontra-se nas classes de seca fraca e seca moderada. A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território nacional é a seguinte: 0.2 % chuva fraca, 38.5 % normal, 53.0 % seca fraca, 8.1 % seca moderada e 0.2 % seca severa.

Fonte: ipma.pt

Deixe o seu comentário

Skip to content