Hoje foi apresentado, na Estação Ferroviária de Castelo Branco, com a presença da deputada na Assembleia da República, Fabíola Cardoso, um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda sobre a Linha da Norte e da sua importância para a Linha da Beira Baixa e para a região.
Em declarações ao Interior do Avesso, José Ribeiro, eleito deputado municipal de Castelo Branco pelo Bloco, considerou que o Projeto de Resolução 957 é de “importância para o país, para a Beira Baixa e também para a zona de Santarém”. Ideia que Fabíola Cardoso reforçou.
O Projeto em questão “pretende a requalificação, a modernização, com mudança de troço, com mudança de traçado, entre o Vale de Santarém e o Entroncamento. Esta obra, sendo de carácter local, é essencial não só para todo o distrito de Santarém, mas também para o distrito de Castelo Branco, para todo o interior”, explicou a deputada.
Lembrando ainda que a modernização da ferrovia é essencial “para atingir as metas ambientais que portugal se prometeu a nível europeu, é essencial para que haja um desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade de vida das pessoas e condições de funcionamento para as empresas, as pequenas empresas, mas também é essencial para a própria coesão do território.”
António Pinto Pires, especialista em ferrovia, também presente na iniciativa, explicou como a Linha da Beira Baixa, já com 130 anos, se reveste de “uma importância fundamental pela sua localização estratégica”, nomeadamente para o “desenvolvimento do interior”.
Foi concluída recentemente a modernização do troço final entre a Covilhã e a Guarda depois de “encerrada durante cerca de 12 anos, ostracizada pelos Governos anteriores” que chegaram a propor o seu encerramento. Para o especialista deve agora pensar-se na “consolidação e melhoramento da infraestrutura sobretudo ao nível das barreiras e de prever a segurança”.