Requalificação de troço da linha do Norte é essencial para a Linha da Beira Baixa e para a região de Castelo Branco

Hoje foi apresentado, na Estação Ferroviária de Castelo Branco, com a presença da deputada na Assembleia da República, Fabíola Cardoso, um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda sobre a Linha da Norte e da sua importância para a Linha da Beira Baixa e para a região.

Em declarações ao Interior do Avesso, José Ribeiro, eleito deputado municipal de Castelo Branco pelo Bloco, considerou que o Projeto de Resolução 957 é de “importância para o país, para a Beira Baixa e também para a zona de Santarém”. Ideia que Fabíola Cardoso reforçou.

O Projeto em questão “pretende a requalificação, a modernização, com mudança de troço, com mudança de traçado, entre o Vale de Santarém e o Entroncamento. Esta obra, sendo de carácter local, é essencial não só para todo o distrito de Santarém, mas também para o distrito de Castelo Branco, para todo o interior”, explicou a deputada.

Lembrando ainda que a modernização da ferrovia é essencial “para atingir as metas ambientais que portugal se prometeu a nível europeu, é essencial para que haja um desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade de vida das pessoas e condições de funcionamento para as empresas, as pequenas empresas, mas também é essencial para a própria coesão do território.”

Cristina Guedes, dirigente distrital do Bloco, lembrou que também em Vila Velha de Ródão, no Distrito de Castelo Branco, se encontra com problemas idênticos aos que se passam perto de Santarém. Salientando que a Distrital do Bloco de Esquerda se tem batido por outras questões, como os custos das viagens mais curtas e a comodidade das carruagens da Linha da Beira Baixa.

António Pinto Pires, especialista em ferrovia, também presente na iniciativa, explicou como a Linha da Beira Baixa, já com 130 anos, se reveste de “uma importância fundamental pela sua localização estratégica”, nomeadamente para o  “desenvolvimento do interior”. 

Foi concluída recentemente a modernização do troço final entre a Covilhã e a Guarda depois de “encerrada durante cerca de 12 anos, ostracizada pelos Governos anteriores” que chegaram a propor o seu encerramento. Para o especialista deve agora pensar-se na “consolidação e melhoramento da infraestrutura sobretudo ao nível das barreiras e de prever a segurança”.

 

Bloco apresenta segunda-feira em Castelo Branco um Projeto de Resolução para requalificação de troço da linha do Norte com importância para a região

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content