O SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil denuncia que os trabalhadores da Arbórea – Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana , em Vinhais, têm 2 meses de salários em atraso e respetivos subsídios. No passado dia 14 de janeiro o sindicato reuniu com a Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda, partilhando as várias dificuldades do setor.
Em comunicado, o SNPC expressa uma especial saudação “à luta dos 10 (dez) trabalhadores da Arbórea – Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana – Vinhais, que têm 2 meses de salários em atraso e respetivos subsídios, que se veem confrontados todos os dias com inúmeros obstáculos por não terem capacidade financeira para pagarem as suas contas e colocar comida na mesa da sua família.”
Sobre este assunto, o sindicato está a atuar em conjunto com o gabinete jurídico, a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e outras entidades, “para a regularização imediata da situação”. Ainda para este efeito, entre outros assuntos, pediram também uma reunião com a Ministra do Trabalho.
Sindicato reuniu com Bloco de Esquerda de Viseu para demonstrar realidade dos Sapadores Florestais
Segundo o comunicado, o sindicato tem reunido com várias entidades e organizações políticas com o objetivo de juntar sinergias que dignifiquem e valorizem o trabalho e os trabalhadores, nomeadamente dos Sapadores Florestais, cujas dificuldades incluem “os baixos salários, os salários em atraso, a precariedade, a violação às leis do trabalhos, à falta de descontos para a Segurança Social, à falta de formação profissional adequada às funções, a falta de equipamentos de proteção individual entre muitas outras coisas, que diariamente chegam até ao SNPC”.
Uma das reivindicações dos Sapadores Florestais apresentada na reunião foi a integração na carreira profissional de Sapador Bombeiro Florestal e do respetivo estatuto profissional, “para que, dessa forma, traga justiça à luta de 21 anos e que acabe com as desigualdades que se vive no setor”. Da reunião resultou ainda a posição da Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda de ajudar na luta dos Sapadores Florestais.