Seca vai-se agravar em Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê como “muito provável” que a seca meteorológica se mantenha até fevereiro.
Terra seca

No boletim divulgado esta sexta-feira e citado pela Lusa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avança que a seca que teve início em novembro irá manter-se e agravar-se “à data de 25 de janeiro”. A entidade revela que 54% do território está em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema.

O IPMA não prevê chuva significativa até 3 de fevereiro, por isso “será muito provável o agravamento da situação de seca meteorológica no final de fevereiro, em todo o território do continente”.

Estima-se que para “diminuir significativamente” ou acabar com a seca seria preciso que no norte e centro do país chovesse mais do que 200 a 250 milímetros e no sul mais de 150 milímetros, algo que “somente ocorre em 20% dos anos”.

Este é o segundo ano de pior seca das últimas duas décadas, só superado por janeiro de 2005. O IPMA argumenta que todos os meses desde outubro passado têm sido “muito secos” e apenas choveu 45% da média de precipitação para o mesmo período entre 1971 e 2000.

A empresa Águas Públicas do Alentejo informou esta sexta-feira que o abastecimento de água às populações não está ameaçado nesta região, mas acompanha a situação “com muita atenção”, de acordo com a Lusa.

Por exemplo, a barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, conta apenas com 15,4% da sua capacidade, uma das barragens que serve para abastecer a população.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, as bacias do Barlavento algarvio e do Lima eram as que apresentavam, no final do mês de dezembro, a menor quantidade de água: 14,3% e 22,2%, respetivamente.

As bacias do Sado (41,6%), Mira (41,9%), Cávado (47,3%), Ave (52,8%), Arade (54,4%), Tejo (56,6), Douro (57,1%), Oeste (62,9%), Mondego (66,5%) e Guadiana (76,1%) tinham os níveis de armazenamento mais elevados.

Artigo publicado por Esquerda.net a 30 de janeiro de 2022

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Sabrosa - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Sabrosa

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87879282Sabrosa é um concelho pertencente ao distrito de Vila…
Ler Mais

Coolabora junta mais de 60 pessoas na iniciativa “Jovens na Serra pela Terra”

Foram sobretudo estudantes do ensino secundário e da UBI que estiveram nas Penhas da Saúde, Serra da Estrela a refletir sobre “como conciliar direitos humanos com a protecção do ambiente e com a sustentabilidade do planeta? O direito à propriedade, à mobilidade, entre outros, usufruídos sem preocupações com o bem comum, podem ser lesivos das gerações mais jovens, mas também de outras formas de vida que coabitam a Terra”, numa iniciativa “integrada no projecto Coolaboratório que vai até 2023 envolver jovens em iniciativas pelos direitos humanos”.
Skip to content