Sta. Comba Dão: Dezenas de sacos de lixo recolhidos em limpeza simbólica às margens do Dão

A iniciativa, promovida pelo movimento Santa Comba Dão Insubmissa, foi considerada como “positiva” pelos organizadores devido à quantidade de lixo recolhido e à sensibilização feita aos e às santacombadenses durante as últimas semanas.
Fotos de Santa Comba Dão Insubmissa

A iniciativa, promovida pelo movimento Santa Comba Dão Insubmissa, foi considerada como “positiva” pelos organizadores devido à quantidade de lixo recolhido e à sensibilização feita aos e às santacombadenses durante as últimas semanas.

Aconteceu hoje a limpeza simbólica às margens do rio Dão organizada pelo movimento Santa Comba Dão Insubmissa e que tinha como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a deposição recorrente de lixo no chão. 

A iniciativa, participada por residentes de Santa Comba Dão e não só, serviu para recolher o lixo depositado nas margens do rio Dão, entre a zona do Granjal e da ponte pedonal, e para sensibilizar os e as santacombadenses para este problema, essa sensibilização não foi só feita com a iniciativa de hoje, mas também com várias ações de distribuição no concelho, sobretudo nas escolas. 

Os participantes recolheram dezenas de sacos de lixo, o que revela a enorme quantidade de plásticos, micro-plásticos, vidro e outros materiais que são depositados no chão. 

Para Diego Garcia, membro do Santa Comba Dão Insubmissa, a iniciativa foi “positiva” porque “efetivamente recolheu-se lixo do chão, mas também serviu para sensibilizar os participantes e a comunidade santacombadense em geral”. 

“Para além da falta de consciência cívica, que existe, também há falhas no que toca a caixotes do lixo ou papeleiras, isto é, é uma zona onde se juntam algumas pessoas para atividades de lazer, portanto, faz todo o sentido haver estes locais para depositar o lixo”, referiu Diego Garcia. 

O participante também apontou críticas ao material descartável, já que “é o material que mais se encontrou, seja plástico ou vidro”. 

A organização informou ainda que irá comunicar às entidades competentes para que venham recolher as dezenas de sacos de lixo que foram depositados num único ponto, na estrada do Granjal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Traga-Mundos celebra este mês o seu décimo aniversário

Foi no dia 5 de novembro do ano de 2011 que a livraria Traga-Mundos abriu portas pela primeira vez, na Rua Miguel Bombarda 24 – 26 – 28, em Vila Real. Durante estes 10 anos de existência organizaram 680 eventos, entre apresentações de livros, bancas de livros, encontros, palestras, tertúlias e muitas outras atividades.
Skip to content