A iniciativa, promovida pelo movimento Santa Comba Dão Insubmissa, foi considerada como “positiva” pelos organizadores devido à quantidade de lixo recolhido e à sensibilização feita aos e às santacombadenses durante as últimas semanas.
Aconteceu hoje a limpeza simbólica às margens do rio Dão organizada pelo movimento Santa Comba Dão Insubmissa e que tinha como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a deposição recorrente de lixo no chão.
A iniciativa, participada por residentes de Santa Comba Dão e não só, serviu para recolher o lixo depositado nas margens do rio Dão, entre a zona do Granjal e da ponte pedonal, e para sensibilizar os e as santacombadenses para este problema, essa sensibilização não foi só feita com a iniciativa de hoje, mas também com várias ações de distribuição no concelho, sobretudo nas escolas.
Os participantes recolheram dezenas de sacos de lixo, o que revela a enorme quantidade de plásticos, micro-plásticos, vidro e outros materiais que são depositados no chão.
Para Diego Garcia, membro do Santa Comba Dão Insubmissa, a iniciativa foi “positiva” porque “efetivamente recolheu-se lixo do chão, mas também serviu para sensibilizar os participantes e a comunidade santacombadense em geral”.
“Para além da falta de consciência cívica, que existe, também há falhas no que toca a caixotes do lixo ou papeleiras, isto é, é uma zona onde se juntam algumas pessoas para atividades de lazer, portanto, faz todo o sentido haver estes locais para depositar o lixo”, referiu Diego Garcia.
O participante também apontou críticas ao material descartável, já que “é o material que mais se encontrou, seja plástico ou vidro”.
A organização informou ainda que irá comunicar às entidades competentes para que venham recolher as dezenas de sacos de lixo que foram depositados num único ponto, na estrada do Granjal.