Foto por Vitor Oliveira | Flickr

Embora sem atuações presenciais, o Teatro Viriato, em Viseu, não parou durante o período de confinamento. Ainda assim a reabertura, a 1 de Junho com “Tangerina” de Ana Bento, é aguardada com expetativa.

Após as adaptações e ajustamentos necessários, em concordância com indicações da DGS, a plateia do Teatro Viriato irá reabrir no dia 1 de Junho, segundo o Jornal do Centro. De acordo com declaração da diretora Patrícia Portela “para que as pessoas possam circular em segurança implica máscaras, vidros de proteção, desinfetantes”, entre outras medidas.

Entre as novas regras incluem-se a redução da capacidade para um terço (corresponde a 60 espetadores no Teatro Viriato) e a proibição de receber grupos. Mesmo assim, a direção opta por “ocupar o espaço do teatro devagar até que possa ser, novamente, uma casa cheia”, permitindo apenas a entrada de 20 espetadores.

A escolha da peça de reabertura recai sobre a única em que foi possível a continuidade dos ensaios durante o confinamento, uma vez que é de uma família. Trata-se de “Tangerina”, com autoria de Ana Bento, contando com os seus filhos e companheiro, e direção artística de Joana Providência. O espetáculo que estava pensado para turmas será gravado e distribuídos pelas escolas. Toda a programação do Teatro Viriato, definida até julho, contará a partir de agora com componente não presencial (telefónica, postal ou em plataformas digitais).

 

“Tangerina: inventar o que já foi inventado” 

Tangerina é um concerto para a infância inspirado no livro A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros. Como se pode ler na programação do Teatro Viriato “os artistas recuperam a metáfora da tangerina que, no livro, rola do cesto para o mar para descobrir o mundo, para também eles partirem à descoberta de novos mundos.” Esta é uma viagem em simultâneo pelos mundos da poesia, prosa e arte poética, surgindo na continuidade de uma oficina que esteve em cena exclusivamente na Casa da Música (Porto) ao longo de dois anos.

Deixe o seu comentário

Skip to content