O Conselho Intermunicipal da CIM Terras de Trás-os-Montes deliberou na passada segunda-feira que as feiras semanais ou quinzenais poderão reabrir já no próximo dia 28 de maio. Haverá, no entanto, medidas de contingência para evitar a propagação da covid-19.

A reabertura das feiras terá lugar nos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, os 9 concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM). As feiras manterão o calendário habitual.

Segundo o Mensageiro de Bragança a CIMTTM vê esta medida “como uma forma de apoiar o relançamento da atividade económica no território, acompanhando a reabertura de outros espaços comerciais”.

Referem ainda que “esta decisão surge após a avaliação efetuada à primeira fase de abertura das feiras que limitou o início da atividade à venda de produtos locais. A forma como se processou o recomeço desta atividade económica, com vendedores e público a demonstrarem capacidade de adaptação e cumprimento das normas impostas pela nova realidade trazida pela Pandemia da COVID-19, levou os Presidentes de Câmara das Terras de Trás-os-Montes a decidirem pela reabertura das Feiras a todos os vendedores”.

Os feirantes foram enormemente afetados pela atual situação pandémica que levou ao encerramento das feiras e que suspendeu o que para muitos deles era a única fonte de rendimento.

Escrito por JL

Deixe o seu comentário

Skip to content