Aconteceu dia 15 de outubro, no Bairro da Telheira em Vila Real, o debate “Todos Óh Bairro! Formas de Participação Comunitária”. Este evento insere-se nas comemorações distritais do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, levadas a cabo pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza.

O debate levado a cabo em co-organização pela EAPN Portugal, Projeto + Social E7G, Município de Vila Real, Cáritas de Vila Real, Vila Real Social E.M., contou com a presença de habitantes do bairro, instituições da cidade e público em geral. O mote da conversa foi lançado com a apresentação da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, sediada na Cova da Beira e com intervenções nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão.

Ana Neves, representante da Beira Serra partilhou o percurso da associação, referindo que o grande salto na intervenção comunitária e na participação das populações se deu quando passaram das respostas sociais comuns para a oferta de serviços mais valorizados pela comunidade, dando como exemplo o apoio em processos como o preenchimento do IRS ou nas candidaturas ao RSI e abonos, ou acompanhamento em Tribunal. Apresentou ainda dois projetos da Beira Serra, “Cerzir o Bairro”, projeto de requalificação de espaços comuns com a intervenção da comunidade, e a “Horta do Bairro”.

Para falar da “Horta do Bairro” esteve presente Maria da Graça Duarte, participante do projeto Trajetos E7G e moradora do Bairro intervencionado pelo projeto, que começou a sua intervenção dizendo que “foi o melhor que o bairro já fez por mim”. O projeto consiste na dinamização de hortas por parte dos habitantes do bairro, que assim têm oportunidade de trabalhar a terra e colher os produtos da mesma. A construção do projeto foi um processo participativo, desde a elaboração do Regulamento, até à gestão dos horários de rega ou escolha das espécies cultivadas.

Deu-se início ao debate, com moderação do Engº Madeira Pinto, Presidente Executivo da Vila Real Social E.M. e com a participação da Srª Vereadora Eugénia Almeida,
Vice-Presidente do Município de Vila Real, Raquel Amaro, Coordenadora do Projeto +Social E-7G e Catarina Oliveira, Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal.

Ainda para assinalar a data que hoje se comemora, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a EAPN convida a comunidade para a inauguração da exposição de fotografia “Olhares (Des)Iguais”, uma iniciativa da Escola Profissional Agostinho Roseta. Será no Museu da Vila Velha, dia 18 de outubro, com início às 14h15.

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content