Foto de Pxhere |Banco de imagens

Na sequência das notícias veiculadas na comunicação social sobre maus tratos num lar de idosos de Valpaços, realiza-se hoje pelas 20 horas, uma vigília contra os maus tratos em frente à Santa Casa da Misericórdia da cidade.

Numa investigação do programa Sexta às 9 da RTP do passado dia 31 de janeiro foram apresentados vídeos que mostram maus tratos a idosos no lar de São José, da Santa Casa de Misericórdia de Valpaços. As imagens mostram agressões e maus tratos a inúmeros idosos, bem como a um tratamento desumano.

Após o falecimento de um homem de 93 anos a meados do mês de janeiro, a família decidiu solicitar a autópsia. O filho, Jorge Araújo, tem na sua posse fotografias com hematomas e vídeos a demonstrar o mau tratamento e a falta de cuidados e decidiu apresentá-los.

Já após o programa, foi apresentada uma participação ao Ministério Público da Comarca de Vila Real, que confirmou ao JN que já está a investigar as denúncias e a proceder à realização de um inquérito. Entretanto a promotoria da Santa Casa da Misericórdia já suspendeu nove funcionários, por serem suspensos dos mais tratos verificados.

Jorge Araújo, através de um vídeo apela à participação de todos na vigília, a realizar-se no jardim público de Valpaços em frente à Santa Casa da Misericórdia, em memória do seu pai “e de todos os idosos vítimas de maus tratos nas instituições.”

Escrito por JL

Deixe o seu comentário

Skip to content