Viseu: Bloco considera que a mobilidade deve ser repensada no concelho

No âmbito do Orçamento Municipal para 2022, o Bloco propõe também na área da mobilidade que se aposte nos transportes públicos, melhorando a rede, horários, criando mais abrigos e que o Município deve trabalhar “no sentido de uma oferta de transportes públicos para mobilidade dentro do concelho tendencialmente gratuita”.

O Bloco de Esquerda, através da sua eleita na Assembleia Municipal de Viseu, apresentou várias propostas na área da mobilidade no âmbito do Orçamento Municipal para 2022. 

No documento a que tivemos acesso o Bloco considera que a ideia da mobilidade centrada no automóvel individual tem enormes custos, tanto ambientais, como de exclusão social. Consideram que é importante repensar a mobilidade e os transportes de forma a que seja garantida “a preservação do ambiente e combater as alterações climáticas, mas também para alcançar a justiça social.”

“Se pensarmos o território do concelho de Viseu deparamo-nos ainda com uma realidade muito diversa e com diferenças evidentes entre zonas mais rurais e zonas mais próximas da cidade. O reforço da aposta nos transportes públicos é também essencial para um concelho mais coeso”, referem.

O Bloco propõe, através da sua Deputada Municipal de forma imediata e urgente “a ligação de Viseu à linha da beira alta, através da A25, em todos os horários através de autocarro, garantido e sem falhas. Deve ser negociada a inclusão desta ligação nos horários da CP, podendo ser comprado o bilhete Viseu (BUS) – Santa Apolónia, para dar um exemplo”.

Defendem que o Município deve trabalhar “no sentido de uma oferta de transportes públicos para mobilidade dentro do concelho tendencialmente gratuita” e que se deve “melhorar a rede de transportes: mais horários, incluindo noite e fim-de-semana”. Defendem também que devem ser criados mais abrigos para quem espera pelos autocarros.

Estes contributos do Bloco foram apresentados à Câmara Municipal no âmbito das Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento Municipal do Concelho de Viseu para o ano de 2022 e dividem-se em 8 áreas, entre as quais a mobilidade.

Todas as propostas, em todas as áreas, podem ser consultadas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content