Visita à Agromentenegro levanta preocupações com o futuro da produção de castanha na região

Foto de Joni Ledo
A candidatura do Bloco de Esquerda Vila Real visitou esta segunda-feira a empresa Agromontenegro situada em Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços. A visita contou com a presença da candidata Mariana Falcato Simões que considera fundamental o investimento na agricultura transmontana.

O distrito de Vila real tem uma agricultura diversa, e com especificidades de cada território. Desde a castanha a norte, a oliveira a nordeste, e a vinha a sul. No concelho de Valpaços predomina a monocultura de castanha.

Mariana Falcato Simões referiu a preocupação do Bloco de Esquerda relativamente à produção em monocultura tendo em conta que deste modo as produções agrícolas ficam mais vulneráveis a pragas e doenças.

Dinis Pereira, proprietário da Agromontenegro, recebeu a comitiva e fez uma visita guiada às instalações da empresa. No final da visita, o proprietário partilhou as suas preocupações relativamente à possibilidade de perda de rendimentos na produção de castanha, que pode vir a afetar a cultura a curto prazo, com a propagação da vespa da galha do castanheiro. Foi referido também que já existe luta biológica a esta praga, mas caso não haja uma estratégia concertada, a recuperação pode levar até seis anos e a uma perda até 80% de produção anual.

Esta visita decorreu no âmbito de um périplo que os candidatos do Bloco estão a fazer no sentido de conhecer os problemas e desafios que o distrito de Vila Real enfrenta.

(Escrito por JL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content