Foto de Joaquín Macedo | Flickr

Mensagem de Catarina Vieira, enquanto membro da Assembleia Municipal de Viseu, para o site online do município, uma vez que a Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril não se realizou em Viseu, ao contrário do que pediu o Bloco de Esquerda a todos os municípios do distrito.

Este é talvez o mais importante Abril dos últimos 40 anos! Vivendo neste Abril de 2020, em isolamento social para nossa segurança e dos outros, é imperativo que se celebre o 25 de Abril de 74 para que nunca se esqueça a luta pela liberdade, pela igualdade de género e de direitos, pelo fim da guerra colonial e a descolonização. Para que nunca se esqueça a conquista do direito à justiça, eleições livres, direito de voto aos maiores de 18 anos e a liberdade de organização política. 

Vivendo neste Abril de 2020, em que milhares de trabalhadores e trabalhadoras estão em lay-off, com os seus salários cortados ou sem o receber, despedidos ou em vias de o ser, é imperativo que se celebre o 25 de Abril de 74 para que nunca se esqueça a conquista do salário mínimo nacional e o direito à reforma, os subsídios de férias e de Natal, o direito à greve e a liberdade de manifestação, de reunião e de associação, o direito à contratação colectiva e à organização sindical. 

Vivendo neste Abril de 2020, é imperativo que se consagrem todos os direitos democráticos sociais e laborais conquistados, bem como o direito à habitação. Vivendo neste Abril de 2020, é imperativo que se reconstruam os serviços públicos. 

Vivendo neste Abril de 2020, é imperativo que se fortaleça o Serviço Nacional de Saúde que o 25 de Abril de 74 permitiu e que agora é tão amado, mas que muitos tentam destruir. Vivendo neste Abril de 2020, é imperativo que se reconheça todo o esforço da Escola Pública em não deixar nenhuma criança e jovem para trás, garantindo ser um instrumento de igualdade, e é imperativo que se invista mais na investigação e divulgação científica. 

Vivendo neste Abril de 2020, é imperativo que se promova a cultura enquanto arma contra a solidão, a tristeza e a ignorância. 

Vivendo neste Abril de 2020, é imperativo que se fortaleça a democracia. Vivendo neste Abril de 2020, é imperativo que se preste tributo a todos aqueles que se envolveram na luta contra o fascismo e a ditadura. 

Vivendo neste Abril de 2020, como em todos os Abris, contem com o Bloco de Esquerda para construirmos um futuro melhor no Concelho de Viseu. Viva o 25 de Abril!

Outros artigos deste autor >

Nasceu em Viseu, em 74. Professora na Escola Pública, de norte a sul do país, sempre no interior. Mestre em Anglística com tese sobre a Utopia na Literatura e na Cultura. É delegada sindical da Fenprof. Activista do Núcleo de Viseu da ONG Olho Vivo – Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos. Activista da AZU (Ambiente em Zonas Uraníferas - Associação Ambiental). Activista na Plataforma Já Marchavas. Nesta legislatura, é deputada municipal do BE, na Assembleia Municipal de Viseu. Dirigente nacional do Bloco de Esquerda e membro da Comissão Coordenadora Concelhia de Viseu do BE. Membro da direcção da FRAPViseu – Federação Regional das Associações de Pais de Viseu. Membro da direcção da Associação de Pais [e mães] e Encarregad@s de Educação de Vildemoinhos.

Deixe o seu comentário

Skip to content