Foto por Paulete Matos

Passaram 4 meses desde a reabertura da estação dos CTT em Vila Flor. Desde esse
momento, apenas reabriu a estação de Alpiarça, em dezembro de 2019. Mesmo com a promessa de novas reaberturas por parte da administração dos CTT, até agora, as restantes continuam encerradas e só a de Melgaço tem previsão para abrir brevemente.

A privatização dos CTT ocorreu no ano de 2013, no Governo PSD/CDS e desde esse período já encerraram no território Nacional 84 estações. A última vaga de encerramentos afetou significativamente o interior do país, deixando dezenas de Concelhos sem nenhuma estação de correios. Num relatório a 10 de janeiro de 2019 a ANACOM refere que “em 2018, os encerramentos de estações de correios pelos CTT – Correios de Portugal levaram a que tenham subido para 33 os concelhos em Portugal que já não têm estações de correios”.

Nos Municípios em que foi encerrada a única estação de CTT, as populações fizeram-se ouvir, através de petições públicas ou manifestações, alertando também o poder local para a ação. As CIM (Comunidades Intermunicipais) Terras de Trás-os-Montes e Douro avançaram mesmo para os tribunais com providências cautelares que tinham efeitos suspensivos sobre os encerramentos, mas que apenas atrasaram o processo de encerramento.

No passado dia 23 de setembro, reabriu em Vila Flor (Distrito de Bragança) a estação que tinha encerrado um ano antes. Nesta reabertura, amplamente difundida pela comunicação social, António Pedro Silva, administrador dos CTT referiu ao Público que “Os CTT assumiram o compromisso público de reabrir as lojas únicas em sede de concelho, não procedendo a outros encerramentos. Reafirmamos esta decisão, sem uma delimitação temporal, uma vez condicionados pelos aspetos já referidos”.

Já em junho, João Bento, CEO dos CTT havia afirmado no Parlamento, a reabertura das lojas que tinham sido encerradas. “Vamos iniciar o processo de reabertura de lojas em concelhos que ficaram sem estações. Os dois primeiros casos serão divulgados nas próximas semanas”.

O que é certo, é que já passou mais de meio ano desde estas declarações no Parlamento do CEO dos CTT e volvidos quatro meses da reabertura de Vila Flor, somente Alpiarça reabriu e apenas Melgaço tem previsão de reabertura para o início do mês de Fevereiro.

Escrito por JL

Deixe o seu comentário

Skip to content