Foto de À descoberta do Distrito de Viseu | Facebook

Foi descoberto mais um elemento, um abrigo natural sob rocha, no circuito Pré-histórico Fiais/Azenha, no concelho de Carregal do Sal.

A descoberta resultou das habituais ações de prospeção arqueológica que decorrem nesta região e foi identificada na zona do Circuito Pré-histórico Fiais/Azenha, no topo da vertente norte do rio Mondego, perto de 100 metros do já conhecido Penedo da Víbora.

O novo elemento apresenta-se como uma proteção extra contra as condições atmosféricas e foi possível observar vestígios da utilização de lume no seu interior, assumindo que o local era utilizado de forma prolongada e noturna. 

Estes e outros abrigos sob rocha seriam locais de assentamento que os povos aproveitaram pela existência de cavidades naturais sob os afloramentos graníticos, estando estrategicamente localizados em zonas favoráveis para a exploração de recursos.

O circuito Pré-histórico está situado no concelho de Carregal do Sal e apresenta um autêntico parque megalítico, composto por várias antas e dólmens, onde se inclui o Dólmen da Orca, assim como um conjunto de gravuras rupestres. Durante um percurso de quatro quilómetros é possível aceder a diversos monumentos megalíticos, um abrigo pré-histórico e ainda vários complexos de figuras rupestres, sendo o circuito um perfeito exemplo do que teria sido o megalitismo na região da Beira Alta.

(Escrito por DG)

Deixe o seu comentário

Skip to content