Foto de Joehawkins

Em 2019, no distrito de Viseu, existiam 7 concelhos com só três agências. Entre eles, Armamar, Penalva do Castelo, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tarouca e Vila Nova de Paiva. Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, só tinha uma agência.

Segundo o Jornal do Centro (JdC), que cita dados do Banco de Portugal (BdP), os concelhos de Armamar, Penalva do Castelo, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tarouca e Vila Nova de Paiva, do distrito de Viseu, só tinham três agências bancárias em finais do ano 2019. 

Em 2019, havia 28 concelhos do país que apenas tinham uma ou duas agências bancárias, sobretudo no interior e nas ilhas. Os dois concelhos com uma agência são Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco) e Vila Nova da Barquinha (Santarém). 

À data do relatório, final de 2019, não existia nenhum concelho sem agência bancária, mas em sentido oposto temos Lisboa (395), Porto (175) e Sintra (90). 

O encerramento de agências bancárias tem sido cada vez mais recorrente, sobretudo no interior do país, justificando com a necessidade de cortar custos, o desenvolvimento da digitalização e o menor recurso dos clientes às agências. Entre 2009 e 2019, encerraram cerca de 2 mil agências. 

Nos últimos anos, a Caixa Geral de Depósitos tem estado envolta em polémica devido ao encerramento de algumas das suas agências. 

Canas de Senhorim mantém a agência bancária do Santander 

Em setembro deste ano, foi comunicado pelos responsáveis do banco Santander em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, o encerramento deste serviço. Esta notícia motivou o protesto da população e autarcas do concelho. 

Segundo o Centro Notícias, que cita um comunicado da Câmara Municipal de Nelas e da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, “é possível hoje (com garantia de compromissos escritos assumidos entre instituições) transmitir com segurança, que foi possível obter um entendimento no sentido de garantir que a agência do Banco Santander de Canas de Senhorim não encerrará no corrente ano, nem no ano de 2021, permanecendo a agência aberta, pelo menos, 2 dias por semana”.

Relacionados:

População luta contra fecho do balcão Santander em Canas de Senhorim

Deixe o seu comentário

Skip to content