Eurodeputado José Gusmão vai levar poluição da Ribeira Grande na Sertã à Comissão Europeia

O eurodeputado do Bloco de Esquerda esteve no passado dia 2 de julho na vila da Sertã, mais propriamente na Alameda da Carvalha junto à Ribeira Grande, com os cabeças de lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal da Sertã, para conhecer de perto o histórico de poluição deste curso de água. 

Ao longo dos últimos anos, a Ribeira Grande tem sido alvo de episódios graves de poluição, recorrentemente denunciados pelo Bloco de Esquerda. Após a visita, José Gusmão, informou que iria avançar com uma pergunta à Comissão Europeia sobre este assunto.

Segundo recorda um comunicado do partido, uma das últimas denúncias reporta a março de 2020, tendo nessa altura “também avançado com uma pergunta escrita ao Governo através do seu Grupo Parlamentar.”

A resposta por parte do Ministério do Ambiente chegou apenas um ano depois, em maio de 2021, confirmando que “as redes unitárias são um dos problemas detetados e que potenciam a contaminação das linhas de água, dado a existência de redes unitárias na sede do concelho”. 

Já em 2018, após descargas poluentes que deixaram a água com espuma e cor acastanhada, o Bloco de Esquerda tinha alertado as entidades competentes para “uma situação completamente insustentável” tanto na Ribeira Grande como na Ribeira Pequena, cursos de água que atravessam o centro da vila da Sertã, 

O Bloco assegura no comunicado que continuará a lutar “incansavelmente pela salvaguarda do património comum, o ambiente e os cursos de água, denunciando quando for necessário episódios de poluição na região e no concelho da Sertã.”

Sertã: Ribeira Grande com novos focos de poluição

Poluição da Ribeira da Sertã de novo no Parlamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content