Falta de redes de comunicação continua a prejudicar o interior

Após uma avaliação feita pela ANACOM em Miranda do Douro, onde a condição de acesso a redes de comunicação é muito má ou mesmo inexistente. Alunos do interior ficam prejudicados pois têm mais dificuldade de aceder às aulas online.

Segundo o JN, o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, afirmou que “se houvesse partilha de redes, a radiografia de Miranda do Douro seria diferente. Às vezes, há antenas de uma operadora e as das outras não comunicam”.

Esta análise foi apresentada na sequência de uma avaliação de desempenhos de serviços móveis, bem como, de cobertura GSM, UMTS e LTE em Miranda.

Cadete de Matos afirmou ainda que “feita a avaliação, constataram-se as grandes assimetrias entre aglomerados populacionais uns com fibra ótica e outros sem, mais de metade das freguesias não têm acesso. Na rede móvel também há um desequilíbrio e em algumas populações não se consegue fazer chamadas de voz, há muitos sítios onde as chamadas de voz não se completam e no acesso à Internet o défice é ainda maior”.

Na sequência desta avaliação da ANACOM foram feitas mais de um milhar de medições de voz e dados e verificou-se que todas as operadoras têm ausência de rede. No caso da NOS, de 71%, da Vodafone, 69% e na MEO 54%. Quanto à boa cobertura, verifica-se na MEO em 26%, na Vodafone em 13% e na NOS em 11%.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content