Foto por TVI Trás os Montes | Facebook

O Ponto de Passagem Autorizada de Moimenta (Vinhais) vai passar a funcionar nos dias úteis entre as 6 e as 9 horas da manhã e as 17 e as 20 horas, anunciou o Ministério da Administração Interna.

Segundo notícia da Brigantia, a partir de terça-feira, dia 2 de março, o distrito de Bragança passa assim a  ter uma fronteira aberta em permanência (Quintanilha, Bragança), duas ao início da manhã e ao fim da tarde (Moimenta e Miranda do Douro) e um ponto de passagem autorizado às quartas e sábados em Rio de Onor.

Devido às medidas de controlo de fronteiras adotadas no âmbito da pandemia de COVID-19, vários pontos de passagem transfronteiriça entre Portugal e Espanha foram encerrados. Milhares de trabalhadores têm que atravessar a fronteira todos os dias, acumulando assim horas de deslocação, situação que ocorre com trabalhadores de Vinhais que se têm que deslocar até à fronteira de Vila Verde da Raia-Chaves.

A situação foi sinalizada pelo Bloco de Esquerda que, em pergunta dirigida ao Ministério da Administração Interna, lembrou que as relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha são “económicas, laborais, de educação e saúde”, questiona sobre medidas para facilitar o trânsito de trabalhadores transfronteiriços.

O Ministério da Administração Interna anunciou agora a abertura de mais dois Pontos de Passagem Autorizada: Moimenta (Vinhais) e Madalena (Ponte da Barca), no mesmo regime em que já estavam a funcionar as fronteiras de Monção, Miranda do Douro, Termas de Monfortinho-Castelo Branco, Mourão e Barrancos. 

Existem ainda oito pontos de passagem autorizados de forma ininterrupta: Valença-Viana do Castelo, Vila Verde da Raia-Chaves, Quintanilha-Bragança, Vilar Formoso-Guarda, Marvão-Portalegre, Caia-Elvas, Vila Verde de Ficalho-Beja e Castro Marim. Quartas-feiras e sábados, das 10h00 às 12h00, também é autorizada a passagem por Rio de Onor.

 

Trabalhadores transfronteiriços acumulam horas extra de deslocações devido ao encerramento de fronteiras

Deixe o seu comentário

Skip to content