Guarda poderá ser o primeiro porto seco do país

Estação Ferroviária da Guarda
Estação Ferroviária da Guarda
Foto por Antero Pires from Corroios, Portugal / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)
A cidade da Guarda poderá passar a ser o eixo de ligação do interior com o porto de Leixões no transporte de mercadorias, o que reforça a importância das linhas ferroviárias da Beira Baixa e da Beira Alta.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), a Ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, deslocou-se ontem à Guarda onde defendeu a ideia, que poderia criar emprego e fixar gente na região.

A Guarda tem já um conjunto de unidades industriais, de logística e de distribuição que são os maiores empregadores da região. Estas unidades já exportam o que produzem e recebem matéria-prima importada, seja por via terrestre ou marítima, e escolheram a Guarda pela sua centralidade.

A escolha da Guarda para porto seco terá saido reforçada, segundo a notícia do JN, pela proximidade das autoestradas A23 e A25 e de Vilar Formoso, a principal fronteira terrestre do país.

Mas o projeto faz também crescer a importância das linhas ferroviárias da Beira Baixa e da Beira Alta, ambas a sofrer intervenções no âmbito do Programa Ferrovia 2020.

As obras na linha da Beira Baixa decorrem com atraso de execução, que já era superior a um ano em novembro de 2019, e estão ainda em fase de conclusão no troço entre a Covilhã e a Guarda. Já na linha da Beira Alta a remodelação apenas está em fase de projeto, estando a conclusão, em novembro do ano passado, prevista para 2023, quatro anos depois do inicialmente esperado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Foto da reportagem "As cartas que nunca escrevi" de Sara de Melo Rocha. TSF.
Ler Mais

Reportagem TSF sobre projeto da CooLabora vence Prémio APAV

"As cartas que nunca escrevi. Os silêncios das sobreviventes da violência doméstica", foi distinguida com o Prémio APAV para o Jornalismo 2021. O trabalho visita uma das oficinas de escrita autobiográfica que todas as semanas se realizam na Covilhã.
Sabrosa - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Sabrosa

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87879282Sabrosa é um concelho pertencente ao distrito de Vila…
Skip to content