Rui Lino, candidato do Bloco de Esquerda às eleições legislativas pelo distrito de Castelo Branco, visitou os concelhos da Sertã e Vila de Rei no passado dia 25 de Julho.

Na passada quinta-feira, dia 25 de Julho, o candidato do Bloco de Esquerda às eleições legislativas pelo distrito de Castelo Branco, Rui Lino, acompanhado por uma comitiva composta por membros da candidatura e população local visitou os concelhos de Vila de Rei e da Sertã, para constatar a destruição provocada pelos incêndios e ouvir os afetados.

Nas palavras de Rui Lino, esta visita surge duma visão de que a política não se faz sem as pessoas, e é por isso essencial este contacto direto para conhecer em concreto as dificuldades e ansiedade de quem teve o fogo à porta de casa.

O Bloco de Esquerda tem vindo a defender estratégias que respondam mais eficazmente à problemática dos incêndios florestais, como o reforço do investimento na prevenção e políticas de reforma florestal. Pode ler-se no comunicado “devido às alterações climáticas os incêndios tendem a ser cada vez mais violentos e com um grau de perigosidade maior.
Precisamos de medidas estruturantes que permitam um mosaico florestal diversificado, já que a maioria da área ardida é de monocultura, tanto de eucalipto como de pinheiro”.

No seu Programa Eleitoral, o Bloco de Esquerda apresenta algumas medidas que considera de extrema importância para responder aos incêndios, das quais destaca a conclusão do Cadastro da Propriedade Rústica; medidas que direcionem a PAC para a transição ecológica das explorações agrícolas e florestais; a criação de um plano de controlo e gestão pública de propriedades abandonadas; a redução da área de eucalipto e reflorestação com espécies autóctones mais adaptadas às alterações climáticas; recuperação do Corpo de Guardas Florestais e Vigilantes da Natureza e a criação de um Serviço Nacional de Apoio à Gestão de Ecossistema, público e implementado em todo o território agrícola.

Esta comitiva regressará ao concelho de Vila de Rei na próxima terça-feira, dia 30 de Julho, para realizar uma reunião com a Câmara Municipal de Vila de Rei.

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content