Leito do Tejo está seco apesar da chuva

O ativista Arlindo Consolado Marques, também conhecido como Guardião do Tejo, denuncia que, apesar da chuva dos últimos meses e de as barragens estarem com níveis de armazenamento consideráveis, o rio Tejo voltou a apresentar um caudal reduzido.

“O rio vai praticamente seco”, diz Arlindo Marques num vídeo na sua página do Facebook,  em que mostra várias imagens da situação do rio este domingo, dia 14.

“Ano com bastante chuva, e mais um dia em que o maior rio da Península Ibérica, o rio Tejo, mais parece uma pequena ribeira. Será que já não era altura de, pelo menos nesta altura de desova, os responsáveis ambientais resolvessem de vez este baixa e sobe de água, pois a Barragem de Alcântara tem muita água, mais de 88% da sua capacidade”, sublinha.

O ativista atribui a responsabilidade à elétrica Iberdrola, “a Iberdrola é a dona do rio”, acusando-os de não quererem saber, “interessa é o dinheiro”. Explica ainda que as variações de caudal ameaçam o ecossistema e a biodiversidade.

 

 

A luta do Guardião do Tejo

1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Carvalho Calero
Ler Mais

Carvalho Calero e a música

Foto por PGL O passado 31 de março apresentou-se em Afundación Abanca em Ferrol o livro disco “Cantando Carvalho…
Ler Mais

Covilhã: Festival Y#18 apresenta “Fogo Lento”

No dia 28/04/2022 (quinta-feira), às 21:30, no Auditório Teatro das Beiras, Covilhã, a Quarta Parede apresenta o segundo espetáculo do Festival Y#18: “Fogo Lento”. Este é um espetáculo de teatro e performance de Gostanza Givone.
Skip to content