Micro-Fórum do Rio Dão divulga programa final do evento do próximo sábado

Foto por: Vitor Oliveira Licença: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/ Link original: https://flic.kr/p/mNbut

Foto por Vitor Oliveira | Flickr
Como já foi notícia no Interior do Avesso o Rio Dão será o tema de debate do “Micro-Fórum do Rio Dão”. O evento terá lugar dia 6 de julho na Rua da Senhora da Boa Morte, nº18, (Associação Venha a nós a Boa Morte), Viseu.

A organização deste evento, “Micro-Fórum do Rio Dão”, parte de um coletivo de cidadãos e terá como foco central o rio e a sua envolvente.O tema abrangente é desenvolvimento sustentável e o objectivo é dinamizar um debate sobre as atividades que sustentam e as que ameaçam a vida no vale do rio Dão. O fórum será aberto a toda a comunidade, para, sob diferentes perspetivas, se debater o Rio Dão.

O programa já está divulgado e conta com diversas abordagens, todas relacionadas com o Rio Dão.

PROGRAMA

Pedro Baila Antunes
caracterizará o Rio Dão, ao nível da hidrologia, da qualidade da água e da sua ecologia fundamental.

Freya van Dien
relatará a experiência única “O Caminho do Dão”, quando recentemente percorreu a pé o vale do Rio Dão, da nascente à foz.

Fernando Carrilha
através do exemplo da unidade turística Moinhos do Pisão, Nelas, abordará o potencial turístico – próximo da natureza – do Rio e da sua bacia hidrográfica.

Nuno Gomes e Sarah Macleod
mentores do empreendimento agrícola Quinta da Fontanheira, Santa Comba Dão, demonstrarão a relevância da atividade agrícola na paisagem e na economia local, num quadro de uma ocupação do solo naturalizado, amigo do ambiente.

António Tavares
historiador da Câmara Municipal de Mangualde, apresentará a comunicação “Por este Rio abaixo”, caracterizando o vasto património histórico no Rio e na sua envolvente e como estes se articulam.

Diego Garcia
a partir de diversos estudos e levantamento que tem realizado, apresentará as ameaças à qualidade da água e os principais impactes ambientais que estão a afetar sobre o Rio Dão.

Paulo Barracosa
biólogo, professor no Instituto Politécnico de Viseu através do conhecimento da realidade ecológica do Rio e da sua bacia, incluindo a realização de diversos estudos científicos, apresentará a palestra “A Biodiversidade e a Paisagem que Dão identidade a um Rio”.

Helena Freitas
professora na Universidade de Coimbra, concluirá as comunicações do Fórum abordando a valorização do Interior e como o Rio Dão pode ser fundamental para um desenvolvimento sustentável do território.

1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Related Posts
Ler Mais

Ribeira da Sertã aparece de novo poluída

Bloco de Esquerda denuncia mais um episódio de poluição na Ribeira da Sertã, tendo alertado as entidades competentes, tal como a Câmara Municipal, SEPNA e APA. 
Skip to content