A organização deste evento, “Micro-Fórum do Rio Dão”, parte de um coletivo de cidadãos e terá como foco central o rio e a sua envolvente.O tema abrangente é desenvolvimento sustentável e o objectivo é dinamizar um debate sobre as atividades que sustentam e as que ameaçam a vida no vale do rio Dão. O fórum será aberto a toda a comunidade, para, sob diferentes perspetivas, se debater o Rio Dão.
O programa já está divulgado e conta com diversas abordagens, todas relacionadas com o Rio Dão.
PROGRAMA
Pedro Baila Antunes
caracterizará o Rio Dão, ao nível da hidrologia, da qualidade da água e da sua ecologia fundamental.
Freya van Dien
relatará a experiência única “O Caminho do Dão”, quando recentemente percorreu a pé o vale do Rio Dão, da nascente à foz.
Fernando Carrilha
através do exemplo da unidade turística Moinhos do Pisão, Nelas, abordará o potencial turístico – próximo da natureza – do Rio e da sua bacia hidrográfica.
Nuno Gomes e Sarah Macleod
mentores do empreendimento agrícola Quinta da Fontanheira, Santa Comba Dão, demonstrarão a relevância da atividade agrícola na paisagem e na economia local, num quadro de uma ocupação do solo naturalizado, amigo do ambiente.
António Tavares
historiador da Câmara Municipal de Mangualde, apresentará a comunicação “Por este Rio abaixo”, caracterizando o vasto património histórico no Rio e na sua envolvente e como estes se articulam.
Diego Garcia
a partir de diversos estudos e levantamento que tem realizado, apresentará as ameaças à qualidade da água e os principais impactes ambientais que estão a afetar sobre o Rio Dão.
Paulo Barracosa
biólogo, professor no Instituto Politécnico de Viseu através do conhecimento da realidade ecológica do Rio e da sua bacia, incluindo a realização de diversos estudos científicos, apresentará a palestra “A Biodiversidade e a Paisagem que Dão identidade a um Rio”.
Helena Freitas
professora na Universidade de Coimbra, concluirá as comunicações do Fórum abordando a valorização do Interior e como o Rio Dão pode ser fundamental para um desenvolvimento sustentável do território.
1 comment