Foto de Plataforma P'la Reposição das SCUTS A23 e A25 | Facebook

Foram hoje apresentadas, em conferência de imprensa, as conclusões da reunião que a Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 teve com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, na última segunda-feira.

De acordo com os vários membros da Plataforma esta reunião trouxe uma nova postura da parte do Governo, que se comprometeu a reduzir o valor das portagens nas SCUTs num futuro próximo. Nas palavras de Luís Garra, da União de Sindicatos de Castelo Branco, membro da Plataforma, a Ministra da Coesão Territorial comprometeu-se com “uma redução ainda este ano e a curto prazo, e o estudo anual para continuar este caminho. Portanto, redução este ano, já, e depois continuar a discutir a continuação do caminho de reduções”.

Luís Garra esclareceu que a proposta apresentada pela Plataforma há um mês, que consistia na discriminação positiva para residentes, abolindo as portagens para estes, e implementando uma redução de 50% para o resto dos utentes, não foi bem acolhida pelo Governo por considerar que poderia haver entraves por parte da União Europeia. Assim, a expetativa é que as reduções que venham a ser implementadas abranjam todos os utentes destas vias.

A Ministra da Coesão Territorial será ouvida esta sexta-feira na Audição Parlamentar, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado, o que deixa no ar a hipótese de que algumas medidas possam ser tornadas públicas por Ana Abrunhosa nessa ocasião.

De destacar que o Bloco de Esquerda já apresentou diversos projetos de resolução a exigir a eliminação das portagens no Interior. Para a Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, é imperativo “que se acabem com as portagens, voltar ao modelo que existia sem custos para o utilizador, protegendo assim as populações do interior e fazendo um trabalho de coesão territorial”.

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content