O movimento proTEJO promove no próximo dia 5 de março, em formato online, a apresentação e debate de um memorando que pretende difundir a importância de um rio Tejo livre dos açudes e das barragens do Projeto Tejo, Memorando “Por Um Tejo Livre”.
Com a iniciativa, o movimento lança “o desafio a todos os cidadãos, pescadores, investigadores, organizações não governamentais, autarcas, instituições governamentais e decisores políticos de contribuírem para o debate e aperfeiçoamento deste memorando tendo em vista promover a recuperação ecológica do rio Tejo e de toda a sua bacia para salvaguardar a continuidade dos ciclos vitais que ditam a sustentabilidade da Vida através da conservação e recuperação da sua Biodiversidade e do seu património.”
O Projeto Tejo propõe a construção de duas novas barragens e quatro açudes, de Vila Franca de Xira até Abrantes, correspondente a um investimento de 4,5 mil milhões de euros para a criação de um empreendimento de regadio a 30 anos.
O proTEJO sustenta que “todos os objetivos traçados para o “Projeto Tejo” podem ser atingidos com investimentos em projetos alternativos que devem ser estudados e avaliados de modo a minorar os impactos negativos sobre o funcionamento dos ciclos ecológicos visto que não implicam a construção de novos açudes e barragens e se afiguram mais sustentáveis, mais custo-eficazes e com menores impactes ecológicos.”
Nesse sentido, o memorando explora ainda medidas que têm como objetivo a recuperação ecológica do Tejo, bem como de toda a sua bacia, “para salvaguardar a continuidade dos ciclos vitais que ditam a sustentabilidade da Vida através da conservação e recuperação da sua Biodiversidade e do seu património.”
Este documento é um trabalho em curso, aberto a contributos e ao debate com toda a comunidade através de videoconferência.
Movimento proTEJO rejeita construção de mais açudes e barragens no rio Tejo
1 comment