Relatório ambiental para exploração de lítio no centro e norte do país está em consulta pública

Mina a céu aberto
Mina a céu aberto

A DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) colocou ontem em consulta pública o relatório de avaliação ambiental preliminar do PPPLítio (Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio) das oito potenciais áreas para lançamento de concurso.

O relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa identificou “alguns riscos” nas potenciais áreas localizadas do Norte e Centro do país.

Em causa estão oito áreas, a saber:  Arga (Viana do Castelo), Seixoso-Vieiros (Braga, Porto e Vila Real), Massueime (Guarda), Guarda – Mangualde (quatro zonas espalhadas por Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra) e Segura (Castelo Branco).

Segundo o Governo, o concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio, após a realização de avaliação ambiental estratégica, “permitirá a instalação de projetos industriais de referência e, bem assim, a criação de polos de investigação e desenvolvimento na área das baterias”.

A exploração de lítio tem sido contestada pelas populações e por movimentos ou associações cívicas e ambientalistas. O próprio recurso a automóveis elétricos, com baterias de lítio, para promoção de uma “transição energética” é altamente contestado.

O Programa estará em consulta pública até dia 10 de novembro, na plataforma participa.pt

 

Mais artigos do Interior do Avesso sobre Lítio

Mais artigos do Interior do Avesso sobre Exploração Mineira

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content