A organização da Sementeira 9 decidiu adiar toda a programação cultural que iria decorrer no espaço público. Mantém-se a exposição coletiva que se encontra no primeiro andar do n.º 6 da Rua das Ameias, no centro histórico de Viseu.
“Foi uma decisão difícil que não foi tomada de animo leve”, assume, em comunicado, a organização, referindo-se à decisão de manter apenas a exposição, onde é possível um melhor controle das entradas e saídas e a disponibilização generalizada de desinfeção individual. “Todas as pessoas da organização farão teste de despiste para garantir que, também elas, não serão fonte de propagação do vírus que provoca a Covid-19”, asseguram ainda.
Destacam que continuam a “achar que a cultura não se confina e que, onde houver meios para manter as condições de cumprimento das regras de distanciamento, os eventos culturais devem continuar!”
Acrescentando que existem medidas que “podiam e deviam” ser adotadas pelo município, como a generalização de testes rápidos gratuitos em vários pontos da cidade, à semelhança do que já acontece noutras localidades. “Há várias maneiras de manter a situação pandémica controlada, que passam pela rápida identificação de focos de infeção, cortando circuitos de propagação evitáveis. Com uma política ativa de identificação de casos positivos podemos trabalhar para que a cultura, como muitas outras atividades da cidadania e económicas, possam continuar em segurança.”
Rematam, reforçando o convite à “população a visitar a exposição que conta com 22 artistas das mais variadas expressões e estéticas artísticas que vai decorrer de 2 a 11 de julho, na Rua das Ameias, n.º6, 1.º andar. A exposição inaugura às 18 horas de dia 2 e estará aberta das 17h00 às 24h00 nos dias de semana e das 15h00 às 24h00 durante os fim-de-semana. Quando for oportuno anunciaremos nova data para as restantes iniciativas.”
Viseu: 9ª edição da Sementeira no centro histórico de 2 a 11 de julho