Fotos de solaresebrasões.org e Diego Garcia

A Quinta da Guarita ou Quinta Serpa Pimentel, localizada na freguesia de São João de Areias, é uma propriedade do século XVII com grande relevância histórica. Foi considerada uma das mais importantes propriedades da região Centro. 

A Quinta da Guarita ou Quinta Serpa Pimentel está localizada na aldeia da Guarita, na freguesia de São João de Areias, no concelho de Santa Comba Dão, e remonta ao século XVII. 

Os registos mais antigos da propriedade datam do ano 1663, Maria da Guerra e Alexandre Sequeira eram os detentores dos terrenos na pequena aldeia da Guarita, mas os primeiros proprietários do Solar foram a família Serpa Pimentel, os irmãos Francisco e Manuel de Serpa Machado.

A propriedade transmitiu-se para o filho de Manuel de Serpa Machado, Manuel de Serpa Pimentel (1818-1910) e para sua esposa Maria Maximina de Mendonça Falcão e Póvoas que, ao não terem descendentes, deixaram a Quinta ao seu sobrinho (filho do irmão de Manuel, Bernardo). Este, já que também não teve descendentes, deixou o imóvel a sua irmã, Violante de Serpa Pimentel de Melo e Castro (1881-1978) e por conseguinte, a propriedade acabou nas mãos do filho de Violante, Bernardo de Serpa e Melo Pereira Brandão (1913-1996), último membro da família que possuiu o Solar. 

Em 1853, Alexandre Herculano referia a Quinta da Guarita nos seus “apontamentos de viagem” e em 1901 era notícia no jornal “Beira Alta” devido a realização de um sarau com a população da aldeia. Em 1950, os proprietários organizaram um rancho folclórico para angariar fundos para a construção do Hospital de Santa Comba Dão, o que é demonstrativo da importância social da Quinta. 

De acordo com registos familiares datados do século XX, a Quinta da Guarita era completamente auto sustentável em termos produtivos e gerava muitos postos de trabalho para os habitantes da aldeia. Chegou a receber um prémio oficial como o maior produtor de trigo da região da Beira Alta. 

Bernardo, o último Serpa Pimentel detentor da propriedade, acabou por vender todo o recheio da Quinta, que contava com inúmeras obras de arte a óleo, a uma loja de velharias e os terrenos ao seu caseiro, perto da passagem para o século XXI, que ainda hoje é proprietário da Quinta Serpa Pimentel. 

As más línguas, pela freguesia, suscitam que Bernardo tinha uma grande amizade com os jogos de azar, visitando muitas vezes o Casino da Figueira da Foz, e viu-se obrigado a vender tudo para recuperar as dívidas. 

Foi considerada uma das propriedades mais importantes da região Centro com uma história relevante: Foi fundamental nos desenvolvimentos da Guerra Peninsular e das invasões francesas, por exemplo o 1º Duque de Wellington pernoitou no Solar antes da batalha do Buçaco, em 1810. 

Para além da importante história, esta quinta foi uma das mais importantes no âmbito da produção vinícola, sendo uma das propriedades mais cultivadas e produtivas da região. Encontra-se na zona demarcada do Vinho do Dão. 

Junto à entrada principal da Quinta, encontra-se a capela de São Sebastião, datada do século XVIII. A propriedade ainda conta com um celeiro, uma adega e duas casas de habitação. 

A Quinta Serpa Pimentel está classificada nos “Imóveis Notáveis da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, por resolução do Conselho de Ministros nº127 de 2002” e o cineasta António Pedro de Vasconcelos chegou a realizar filmagens da propriedade para a sua obra “Oxalá” (1980).

Em fevereiro de 2013, um incêndio destruiu a maior parte da zona nobre da propriedade e não conta, até à data de hoje, com nenhum plano de recuperação e conservação do património que tem como futuro próximo o seu desaparecimento. À altura do incêndio, a casa estava habitada ainda pela família do caseiro dos Serpa Pimentel.

Esta casa foi uma referência em termos de desenvolvimento regional e hoje não passa de um imóvel em ruínas e de terrenos ao abandono.

Escrito por Diego Garcia com a fundamental ajuda da população de São João de Areias e com recurso ao estudo “Recolher memórias de uma casa quando apenas restam paredes: A Quinta da Guarita em S.João de Areias, Santa Comba Dão”. 

Deixe o seu comentário

Skip to content