Cinema Ícaro - Viseu

Na sequência das novas regras do estado de emergência, impostas pelo Governo, todos os espaços culturais vão ser obrigados a fechar no dia 15 de janeiro (sexta-feira). Deste modo as salas de cinema voltam a fechar portas em Portugal, devido às novas medidas de contenção da COVID-19.

Os cinemas não fechavam portas há 7 meses seguidos, desde a sua reabertura após o primeiro confinamento, em junho de 2020. O novo confinamento começa à meia-noite de sexta-feira e o Cinema Ideal (Lisboa), o Cinema Medeia Nimas (Lisboa) e o Cinema Trindade (Porto) já anunciaram o encerramento das salas a partir do dia 15 de janeiro. Todas as outras devem anunciar em breve o seu encerramento.

Também a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema anunciou a suspensão e adiamento das sessões de cinema programadas a partir dessa data para data a anunciar oportunamente, “no momento em que seja anunciado pelas autoridades responsáveis a data de reabertura das salas de cinema e restantes recintos culturais.”

Não é certo ainda durante quanto tempo irão as salas de cinema permanecer encerradas, apesar de o primeiro ministro, António Costa, ter reiterado que as medidas serão reavaliadas daqui a 15 dias. No entanto, assume que deverão vigorar durante um mês inteiro.

Recordamos que 2020 foi o pior ano para as salas de cinema portuguesas nos últimos 10 anos e certamente um dos piores que há memória. Os cinemas portugueses registaram menos de 4 milhões de espectadores durante o ano transato.

Artigo publicado no Cinema 7arte

Outros artigos deste autor >

Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema 7.ª Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema.
Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
www.cinema7arte.com

Outros artigos deste autor >

Portuense mas reside em Viseu desde 2015 e é apaixonado por cinema e política. É administrador do site Cinema Sétima Arte, programador de cinema no espaço Carmo 81 e fez parte da equipa que reabriu o Cinema Ícaro, em Viseu, com o Desobedoc 2018. É ativista na Plataforma Já Marchavas, que organizou a 1.ª Marcha LGBTI+ de Viseu, em 2018.

Deixe o seu comentário

Skip to content