O atual presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, foi condenado à perda de mandato, proibição de exercer cargos políticos durante quatro anos, 5 anos de pena suspensa e 900 de multa por um crime de peculato e dois crimes de falsificação de documento.
O ex-vice-presidente Pedro Adão foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão, também sob a forma de pena suspensa, por um crime de peculato e um de falsificação de documento. A somar a estas condenações, soma-se a perda de mandato, mas a decisão fica sem efeito porque este já deixou as funções e a proibição de exercer cargos durante três anos e meio.
Estas condenações são consequência do processo das deslocações pagas como se as viagens fossem efetuadas em viaturas próprias, mas que foram realizadas em viaturas da autarquia.
José António Jesus e Pedro Adão já restituíram ao município as quantias em causa 11.099,76 euros e 10.144,68 euros, respetivamente. Os crimes ocorreram entre 2010 e 2017.
O advogado de ambos anunciou que vai recorrer da sentença e que a sentença só surte efeito após trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais recursos.