Os vinhos Távora-Varosa estiveram em destaque na edição deste ano, os melhores de 2020, dos prémios da Revista de Vinhos. Entre os melhores de Portugal, estão oito desta região do distrito de Viseu. O espumante Terras do Demo, da mesma região, também foi medalha de Ouro num outro concurso.

Segundo notícia do Jornal do Centro (JC), além dos bons resultados nos prémios da Revista de Vinhos, a região recebeu ainda Medalha de Ouro para o espumante Terras do Demo, Malvasia-Fina, Espumante Bruto 2018, na 7º edição do Concurso de Vinhos Crédito Agrícola, organizado em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.

A região de Távora-Varosa é caracterizada pelo seu terroir único, com a vinha a uma altitude média de 650 metros, que potencia a exposição solar em solos graníticos, atributos que fazem desta região o berço de alguns dos melhores espumantes nacionais, além dos vinhos aromáticos, frutados e minerais, destaca o JC.

A Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa – CVR Távora-Varosa tem como objetivo intensificar a notoriedade e afirmação dos vinhos da região, tanto a nível nacional como internacional, estando a aposta no crescimento e desenvolvimento nos mercados de exportação, sem descurar a posição já consolidada no mercado interno.

O nome da região deve-se aos rios Távora e Varosa, abrangendo os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca e ainda algumas freguesias dos concelhos de Penedono, São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar e Lamego.

 

 

Catarina Martins: “Precisamos da agricultura para a coesão territorial”

Bloco quer produções agrícolas mais resilientes às alterações climáticas

Deixe o seu comentário

Skip to content