Viseu: Bloco propõe automatizar a Tarifa Social da Água para beneficiar mais de 8 300 famílias

Propostas do Bloco de Viseu para 2022 para responder à crise social incluem automatização da Tarifa Social da Água e a criação de um Centro Cívico Intergeracional que promova um envelhecimento ativo e saudável.
Torneira a deitar água

O Grupo Municipal de Viseu do Bloco de Esquerda apresentou à Câmara Municipal contributos e propostas para as Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento Municipal do Concelho de Viseu para o ano de 2022.

Os contributos dividem-se em oito áreas: maior participação popular e reforço da cidadania, responder à crise social, garantir o direito à habitação, repensar a mobilidade, promover o trabalho digno e a economia local, proteger o ambiente e os animais, valorizar a cultura e o património, e ainda apoiar o desporto.

Na área social, o Bloco considera que “no concelho de Viseu continuam a existir profundas assimetrias e desigualdades” e que “os mais pobres e os mais vulneráveis necessitam inevitavelmente de atenção e solidariedade por forma a alcançar-se a tão almejada coesão social.”

“Um concelho mais coeso, significa um concelho mais justo, mais equitativo e mais participativo em termos democráticos”, acrescentam ainda no documento partilhado pelo Grupo Municipal, representado por Carolina Gomes, deputada municipal.

Uma das medidas proposta para dar resposta à crise social, é a implementação da automatização da Tarifa Social da Água e Resíduos. “Neste momento, tendo como referência dados de novembro de 2021 do Sistema de Informação da Tarifa Social de Energia, esta medida poderia beneficiar mais de 8 300 famílias”, sublinha o Bloco.

O partido propõe ainda “constituir equipas de intervenção de modo a garantir as adaptações infraestruturais que permitam às pessoas permanecer o máximo de tempo na sua habitação” e “criar um ‘’Centro Cívico Intergeracional’’ que em parceria com instituições, clubes e associações sediadas no concelho, promovam um envelhecimento ativo e saudável e implemente programas de animação de tempos livres dos jovens e dos mais velhos, como transmissão de conhecimentos e valorização intergeracional”.

Todas as propostas, em todas as áreas, podem ser consultadas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Ribeira da Sertã aparece de novo poluída

Bloco de Esquerda denuncia mais um episódio de poluição na Ribeira da Sertã, tendo alertado as entidades competentes, tal como a Câmara Municipal, SEPNA e APA. 
Skip to content