A lista candidata do Bloco de Esquerda pelo distrito de Castelo Branco às Legislativas’19 já foi divulgada e conta com Rui Romão Lino como cabeça de lista.

Rui Romão Lino

Nasceu em Coimbra em 1979, com raízes na Beira Interior.

Licenciou-se em Serviço Social no Instituto Superior Miguel Torga em 2005. Neste mesmo ano iniciou atividade profissional como Assistente Social, que mantém até à data.

Fortemente comprometido e empenhado com a defesa dos direitos humanos dos cidadãos e cidadãs, tem um percurso profissional reconhecido pelos seus pares.

Reside permanentemente na Covilhã desde 2011, para onde se deslocou com a sua família por motivos profissionais. Não foi uma mudança mas sim um regresso às origens uma vez que toda a sua família é originária desta localidade.

Já na Covilhã terminou uma pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde na Universidade da Beira Interior.

Sensivelmente desde o ano 2000 está ligado a vários movimentos sociais, culturais e artísticos, primeiramente como membro da Plataforma Contra a Guerra, tendo também desempenhado funções em Associações Juvenis e Culturais.

Atualmente está ligado a vários movimentos e associações da Cova da Beira, destacando-se a sua participação no Núcleo da Cova da Beira da Rede 8 M e a presidência de uma Associação de Desenvolvimento Local.

Colabora com jornais e sites, fazendo parte da Equipa Editorial do portal Interior do Avesso, um espaço de informação que surge no Interior, com temáticas sobre o Interior e pretende ser o veículo de transmissão de informações do Interior e suas lutas para todo Mundo.

Assistente Social, feminista, ativista de várias causas e acima de tudo comprometido com a defesa dos direitos de cada pessoa.

É aderente do Bloco de Esquerda, fazendo parte do Núcleo Concelhio da Covilhã do Bloco de Esquerda e é um dos porta-vozes da Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco do Bloco de Esquerda.

António Luís Pereira Fiúza

Natural da Covilhã, 32 anos, e residente desde sempre no Fundão.

Concluiu o curso de Técnico de Artes Gráficas em 2007, na Escola Profissional Albicastrense. Trabalha na área da publicidade, desde 2008.

Membro do núcleo concelhio do Bloco de Esquerda do Fundão.

É aderente do Bloco de Esquerda desde 2015. Candidato à Assembleia Municipal do Fundão em 2017, onde tem participado como Deputado Municipal em regime de substituição.

Florinda Silva Lopes Guedes

Natural de Montargil, com 73 anos.

Reformada, residente em Castelo Branco. Trabalhou em várias fábricas de confecção e foi sindicalizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil do Sul. Frequenta a Universidade Sénior USALBI e possui o grau dois de Reiki.

Teresa Maria Gonçalves Silvestre

Nasceu na Covilhã no dia 1 de janeiro de 1977. Filha de um agricultor e uma mãe doméstica numa família com nove irmãos. Actualmente reside em Belmonte.

Começou a trabalhar desde muito jovem, com apenas 14 anos. Devido ás necessidades monetárias da família concluiu apenas o 6º ano. Aos 16 anos tirou um curso no ramo têxtil e trabalhou em várias unidades fabris dessa área.

Aos 40 anos, depois de ter sofrido de assédio moral no seu local de trabalho, começou a lutar pelos seus direitos, sendo um dos primeiros casos de assédio moral no país a ser denunciado publicamente.

Carlos Manuel Fonseca Garrido

Natural de Angola Nova Lisboa, residente em Castelo Branco desde os 4 anos de idade, onde fez o seu percurso escolar até ao 12ºano.

Ingressou na Força Aérea Portuguesa como voluntário em 1989, onde fez o curso militar de Policia Aérea e tirando a sub-especialidade de Cinotécnia (tratador de cães militares) até ao inicio do ano de 1991.

Iniciando a sua actividade laboral a partir de 1991 na área comercial em Castelo Branco, como técnico de vendas primeiro na área de informática passando depois para o ramo automóvel, onde trabalhou para as marcas de automóveis Renault e Peugeot. No ano de 2002 ingressa no Instituto de Segurança Social de Castelo Branco onde se mantém até à presente data com a categoria de Assistente Técnico.

Helena Ribeiro

Natural de Castelo Branco, actualmente a residir na Covilhã. Finalista da licenciatura em Ciências da Cultura na Universidade da Beira Interior.

Colabora com a ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes em projetos comunitários, peças de teatro e festivais como intérprete e assistente de cena, tal como ao nível logístico, secretariado, produção e é responsável pela organização da Feira do Livro de Artes.

Faz parte do TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior onde exerce funções de produção, assistente de encenação, intérprete, organização, produção executiva e assessora de comunicação e relações públicas.

Anteriormente já tinha colaborado  com outros organismos culturais como a Rádio Urbana e a Estudantina Académica de Castelo Branco.

Samuel Chiquita

Natural da Covilhã e aderente do Bloco de Esquerda.

Desempenhou funções em associações de estudantes, desportivas, científicas e de desenvolvimento local.

Atualmente é doutorando em Biologia na Universidade do Porto.

Isabel Susana Canaveira Rocha Fians

Tem 44 anos e desempenha funções de Engenharia Téxtil na região, na área de controlo de qualidade e planeamento no sector de ultimação na empresa Paulo de Oliveira.

Natural e residente na Freguesia do Fundão.

Candidata à Assembleia Municipal do Fundão pelo BE em 2017.

One Comment

Deixe o seu comentário

Skip to content