Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda que prevê a recuperação ambiental e a despoluição da sub-bacia hidrográfica do rio Dão.
O Projeto de Resolução do Bloco, juntamente com um do PEV (Implementação de medidas para a monitorização, despoluição e valorização do rio Dão e seus afluentes), baixa agora à Comissão, para que seja trabalhado um texto comum.
A deputada Maria Manuel Rola esteve esta semana em Santa Comba Dão, onde apresentou o projeto com propostas para a descontaminação e despoluição da sub-bacia do rio Dão, alvo frequente de descargas poluentes de ETAR, empresas e outras fontes.
As descargas e episódios de poluição na sub-bacia do Dão têm sido acompanhadas pelo Bloco, como no caso, que se estende há anos, da ribeira de Dardavaz, e dos vários episódios de poluição detetados no último mês. O partido já levantou, inclusivamente, a problemática da poluição na sub-bacia do Dão a nível europeu.
O Projeto de Resolução aprovado, vai no sentido de municípios e governo central atuarem para garantir um plano integrado para a recuperação da sub-bacia hidrográfica. Será necessária a recuperação das ETAR, fiscalização, sensibilização e atuação relativamente às descargas que existem impunemente a nível das indústrias e da agricultura. É ainda proposto que voltem a existir vigilantes dos cursos hídricos e rios (“guarda-rios”).
A biodiversidade da sub-bacia Hidrográfica do Dão está debaixo de ataque
1 comment