A Faurecia em Bragança, empresa do ramo automóvel, aderiu ao Lay-off, que não permite que ocorram despedimentos, por isso estão a ser dispensados funcionários em regime de mútuo acordo. Fonte: Jornal Nordeste
Segundo o Jornal Nordeste, a fábrica não revelou quantos funcionários já foram dispensados mas, segundo fonte próxima, já terão ido para casa mais de 50 trabalhadores, onde se incluem pessoas com idade avançada ou que recebam mais do que o ordenado mínimo e executam cargos superiores, como chefes de equipas e técnicos.
A fonte adiantou ainda que este número não fica por aqui e continuam a ser feitos acordos para dispensar trabalhadores.
A quebra do número de encomendas, entre os 30% e os 40%, estará na origem da redução dos trabalhadores, conforme esclareceu a Faurecia ao Jornal Nordeste. “A Faurecia Bragança exporta 100% da sua produção e, uma vez que algumas fábricas para as quais trabalha na Europa, têm estado a encerrar, devido, sobretudo, à falta de componentes electrónicos provenientes de outros fornecedores, e outras reduziram os seus volumes, a fábrica de Bragança tem de se adaptar a esta realidade”.
Segundo a notícia, o acordo estará a incluir uma indemnização. Até à sexta-feira passada a fábrica contava com cerca de 700 colaboradores, prevendo recuperar e retomar o total de trabalhadores a partir de 2022.
Despedimentos.pt nasce para a receção de denúncias de abuso laboral
1 comment