Moradores que contestam linha de alta tensão em Ribeira de Pena vão ser ouvidos na Comissão de Ambiente

linha de alta tensão
linha de alta tensão

Moradores das aldeias de Senra, Ruival e Friúme contestam instalação de postes para uma linha de alta tensão junto às habitações e apelam a que a empresa E-Redes (antiga EDP distribuição) altere o traçado. Serão ouvidos na próxima quarta-feira na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

“Não acho normal terem alternativas para meterem o poste e irem pô-lo atrás das minhas casas”, afirmou à agência Lusa Fernando Vilela de Sousa, um ex-emigrante de 67 anos que regressou à terra natal em Senra, queixando-se ainda da falta de transparência de todo o processo.

Além dos postes a poucos metros das casas, as linhas vão passar por cima de terrenos que ficam inutilizados. A linha de alta tensão que atravessa as localidades no concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, trata-se de um serviço afeto ao Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega, tendo sido projetada, e agora executada, pela E-Redes.

De acordo com a Lusa, até agora, os moradores já subscreveram dois abaixo-assinados, com cerca de 200 assinaturas, e pediram ajuda à Câmara de Ribeira de Pena, partidos políticos representados na Assembleia da República, à DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) e à APA (Agência Portuguesa do Ambiente).

Os moradores alegam que o projeto de reposição da linha de 60kv previsto provoca uma “enorme desvalorização paisagística e ambiental das propriedades”, bem como “prejuízos irreversíveis” na qualidade de vida, bens, ambiente, paisagem e na socioeconomia local.

José Lopes, de 65 anos, habitante de Senra, contou à Lusa que um dos postes vai “ficar a 80 metros” da sua casa. “Além disso, estamos numa zona histórica que tem várias casas brasonadas e vai também travar algum investimento turístico, porque ninguém vai investir com aqueles mamarrachos aqui”, acrescentou.

 

Ribeira de Pena: População lança abaixo-assinado contra linha de alta tensão

Frustração dos moradores do lugar de Senra com linha de alta tensão chega ao parlamento

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content