População de Morgade bloqueou mesa de voto em protesto contra mina de lítio

Foto por Montalegre com Vida | Facebook
A população de Morgade bloqueou a mesa de voto da Junta de Freguesia com cadeados e contentores de ecoponto, em protesto contra a exploração de uma mina de lítio a céu aberto nesta freguesia de Montalegre.

A informação foi prestada à Lusa pela Junta de Freguesia local e pela GNR. A ação de protesto ocorre à semelhança do que já se verificou nas eleições europeias e legislativas de 2019.

A ação simbólica, da população que quer ser ouvida, segundo a fonte da Lusa da GNR de Vila Real, não provocou “incidentes e foi cumprido o horário inicialmente previsto para a abertura”.

O contrato de concessão de exploração de lítio no concelho de Montalegre foi assinado em março de 2019, entre o Governo e a Lusorecursos Portugal Lithium, e tem estado envolto em polémica com o desacordo da população.

Segundo a Associação Montalegre Com Vida já alertou, na região “há um risco real de perder o selo de Património Agrícola Mundial” porque “é impossível coabitar uma mina com o património mundial e com os nossos produtos”.

 

“Não às minas, sim à vida!”: vigília em Morgade [fotogaleria]

Associação Montalegre com Vida: “jamais iremos permitir que algo de grave aconteça na nossa terra”

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Bandeira do Povo Cigano
Ler Mais

Olho Vivo celebra cultura do Povo Cigano

O Núcleo de Viseu da Olho Vivo - Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos organiza uma sessão cultural no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Povo Cigano.
Skip to content