Santa Comba Dão Insubmissa Critica Manutenção de Telhados de Amianto no Bairro do Fomento

Candidatos à Assembleia Municipal de Santa Comba Dão visitam bairro e identificam problemas estruturais da responsabilidade municipal. Amianto cancerígena presente nas coberturas e canalizações.

Este bairro, que o movimento apoiado pelo Bloco de Esquerda considera “extremamente degradado, tanto exteriormente como na maior parte das habitações”, com mais de 40 anos, é habitado por cerca de 200 pessoas, maioria delas responsabilidade da autarquia de Santa Comba Dão.

Para esta candidatura, a maior preocupação é a existência de placas onduladas de fibrocimento, um material que contém Amianto, componente cancerígeno que está proibido.

Em comunicado, o movimento considera “que Santa Comba Dão não pode, mais uma vez, ficar para trás num assunto tão importante como este”, dada a centralidade deste tema que tem levado vários municípios a intervir nos bairros municipais como em escolas no sentido de remover os equipamentos que contém amianto.

“Para além do problema do amianto, tanto nos telhados como nas tubagens de água”, o movimento revela a falta de “condições interiores das habitações” e diz que as zonas comuns “deixam muito a desejar”, não podendo a manutenção do espaço ficar “à descrição de cada morador”, tendo o município um “papel importante” por ser o proprietário da maior parte das habitações.

Também as acessibilidades foram alvo de críticas, “o Bairro do Fomento não conta [com] as condições necessárias de acesso para pessoas com mobilidade reduzida”, dizem alertando para o facto de ser uma realidade que também se vive em outros espaços públicos do município.

A fechar o comunicado, este movimento apresenta-se como “a força de pressão junto das entidades competentes para a resolução rápida e urgente destes problemas, dando assim uma vida digna a estas pessoas”.

 

Santa Comba Dão: início da Ecopista do Dão em estado lastimável

Santa Comba Dão: Bloco de Esquerda apresenta quatro primeiros nomes da candidatura à Assembleia Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content