Catarina Martins esteve hoje em Viseu para uma sessão com as cabeças de lista à Câmara Municipal, Manuela Antunes, e à Assembleia Municipal, Carolina Gomes. Foram apresentadas ideias sobre como fazer de Viseu um concelho amigo do ambiente.
A candidata à Câmara Municipal de Viseu focou a sua intervenção na mobilidade, nomeadamente como a “democratização” da oferta de transportes públicos deve ser prioritária para um concelho mais coeso, amigo do ambiente e que dê respostas eficientes, por exemplo, para as pessoas se deslocarem para o trabalho ou acederem à cultura.
Manuela Antunes abordou ainda a questão da ferrovia, defendendo a ligação Aveiro-Mangualde, com paragem em Viseu, prevista no Plano Ferroviário Nacional. “Só a reivindicação e participação de todas as pessoas pode dar força à ideia que Viseu pode fazer parte da rede nacional e internacional de ferrovia!”
Carolina Gomes apresentou cinco linhas orientadoras sobre a ação do Bloco de Esquerda no acompanhamento, denúncia e apresentação de propostas alternativas no âmbito ambiental:
- Despoluição e proteção dos cursos de água;
- Fim da utilização de herbicidas com glifosato;
- Revisão do PDM no sentido de proteger áreas de relevância ecológica;
- Classificação da Mata do Fontelo e valorização do ecossistema como um polo de educação ambiental;
- Promoção de um ordenamento florestal biodiverso e valorização de equipas de intervenção direta na floresta.
A coordenadora nacional do Bloco apresentou esta candidatura às Autárquicas 2021 como contrária ao conservadorismo porque Viseu é reconhecido. Alertou ainda para a responsabilidade autárquica na questão da Política Agrícola Comum e na defesa de florestas mais resilientes aos incêndios.
Viseu: Bloco apresenta Manuela Antunes como candidata à Câmara Municipal
Viseu: Bloco presta contas e apresenta candidata à Assembleia Municipal
1 comment