Ministério Público recorre da absolvição do ex-presidente da Câmara de Castelo Branco pelo Tribunal da Comarca local

Ministério Publico (MP) apresentou recurso, no Tribunal da Relação de Coimbra, da decisão proferida pelo Tribunal da Comarca de Castelo Branco, a 4 de fevereiro, que absolvia Luís Correia, ex-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco pelo PS, da acusação de prevaricação.

Depois do MP ter pedido a perda de mandato do ex-autarca, efetiva e sem suspensão, bem como a condenação de dois empresários, um deles o seu pai, Luís Correia foi absolvido pelo Tribunal da Comarca de Castelo Branco.

O ex-Presidente da Câmara de Castelo Branco e os dois sócios da empresa Strualbi, Alfredo da Silva Correia, o seu pai, e o empresário Eugénio Camelo, estavam acusados de coautoria do crime de prevaricação de titular de cargo político.

O Ministério Público dispunha de 30 dias para recorrer da decisão segundo adianta notícia do Diário Digital de Castelo Branco, fê-lo dentro do prazo e o recurso foi admitido no final da semana passada.

Luís Correia respondeu ainda por um crime de prevaricação de titular de cargo político que envolve a sociedade Investel, cujo capital social é detido em 74% por Joaquim Martins, o sogro do arguido.

Ambas as acusações surgiram de denúncias anónimas, de acordo com o Diário Digital. Os factos pelos quais Luís Correia foi julgado são os mesmos que presidiram à ação administrativa que decretou a perda do seu segundo mandato em abril de 2020, por decisão da primeira instância e do Tribunal Central Administrativo Sul.

Apesar de os factos serem os mesmos, com o recurso agora apresentado pelo MP, as consequências são outras, explica a notícia. A condenação administrativa de abril de 2020 decretou a perda de mandato, mas não inibe o ex-autarca de se recandidatar a qualquer Câmara nas eleições autárquicas que se aproximam. Já o recurso apresentado para o crime de prevaricação enquadra uma pena de prisão que pode ir até aos oito anos.

 

Ministério Público pede condenação do ex-autarca de Castelo Branco Luís Correia

Após “evidente manifestação de apego ao poder” Luís Correia perde o mandato

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content