A nova campanha do Movimento Estrela Viva é um apelo ao regresso às raízes. Inclui a divulgação de produtores e artesãos locais, ações de reflorestação, contos para animar os serões, curiosidades sobre a fauna e flora da Serra da Estrela e dicas sustentáveis.

Segundo informação do Movimento, esta campanha é um apelo ao “um regresso consciente às nossas raízes, aquilo que é nosso. Porque agora, mais do que nunca, é importante voltar à Terra. Valorizar o que ela nos dá e, principalmente, apoiar quem dela vive, como os pequenos produtores ou os artesãos locais, e assim contribuir para a promoção da economia local e para um desenvolvimento mais sustentável da nossa região.”

Para tal, irão dar continuidade à campanha de divulgação dos pequenos produtores regionais, iniciada em abril, Fica em Casa, Consome Local. Acrescentam agora o artesanato, “queremos ainda dar a conhecer os nossos artesãos locais, aqueles que recuperaram velhos ofícios ou que souberam reinventar a tradição para criar peças inovadoras”, contribuindo para “um consumo mais sustentável e mais responsável”.

Durante os próximos meses, cumprindo as normas da DGS, será dado seguimento à iniciativa Semear o Futuro. “Plantando os carvalhos que, graças a alunos, professores, funcionários e utentes de escolas e instituições sociais dos Concelhos de Seia e Gouveia, que germinaram a partir das bolotas recolhidas na Srª do Desterro (São Romão, Seia) no ano passado.” Irão ser promovidas ações de reflorestação em Seia (Travancinha e Alvoco da Serra).

“Para animar os serões à lareira de miúdos e graúdos, nas noites frias de Inverno”, o Movimento propõe os Contos no Bosque. Além de dar continuidade à partilha de “curiosidades sobre a fauna e flora da nossa serra e as já famosas dicas sustentáveis para o nosso dia-a-dia.”

O Movimento Estrela Viva irá ainda, durante este Inverno, estar presente na discussão sobre “Cultura e sustentabilidade”, através da participação online numa mesa redonda da quarta edição do Simpósio DME – Dias da Música Electroacústica.

 

Ver também:

Movimento Estrela Viva lança a campanha #VERÃOEMMOVIMENTO

Campanha #QUARENTENAEMMOVIMENTO do Movimento Estrela Viva

Deixe o seu comentário

Skip to content