Sindicato defende que apostar na floresta é também apostar nos seus trabalhadores

Floresta
Floresta

Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC) lamenta, em carta aberta, que o Governo não tenha uma visão mais alargada sobre Conservação da Natureza e Florestas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e reivindica melhores condições de trabalho para todos os profissionais ligados ao setor.

O SNPC considera que o PRR, anunciado pelo Ministro Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, revela que “afinal há muito dinheiro para investir neste setor” e defende que “apostar na floresta é apostar nos seus trabalhadores”. “O que o SNPC deseja, e reivindica é dotar todos os trabalhadores ligados à Conservação da Natureza e Florestas de melhores Salários e Carreiras/Estatutos Profissionais dignos e ajustados à sua realidade.”

O Sindicato lamenta que “o Governo não tenha uma visão mais alargada sobre a Conservação da Natureza e Florestas, pois o investimento que irá ser feito, não incidirá na melhoria da qualidade de vida dos seus trabalhadores, que todo o ano dão o seu melhor. O PRR deve ser entendido como tal, porque a Recuperação só se faz com Resiliência, o que quer dizer, que é um plano de trabalho, mas que em nada beneficia, quem desenvolve esse trabalho, faça sol ou faça chuva, durante todo o ano.”

Na carta aberta, são relembradas as exigência ao governo, para as quais já foi solicitada a intervenção dos Grupos Parlamentares, para os Sapadores Florestais, Vigilantes da Natureza e Corpo Nacional de Agentes Florestais.

“Já tivemos a promessa por parte do Sr. Secretário de Estado, Eng.o João Catarino, de que os Sapadores Florestais iriam ter a sua Carreira Profissional e que haveria uma proposta de Carreira, em Janeiro de 2021, e que, os Vigilantes da Natureza, iriam ver a sua Carreira Profissional revista, no fim do ano de 2020. Nada aconteceu até agora”, destaca o Sindicato. 

Acrescentam ainda que não pretendem “uma Carreira para os Sapadores Florestais, queremos sim, a sua integração, na Carreira já criada, de Bombeiros Sapadores Florestais.” rematando que “o Secretário de Estado tem agora a oportunidade de cumprir com o que prometeu. Aguardamos que este PRR nos faça justiça.”

 

 

Governo incapaz de esclarecer dúvidas sobre a lotação de veículos de Sapadores Florestais em pandemia

Centenas de trabalhadores da proteção civil e sapadores florestais ficam fora do suplemento de penosidade e insalubridade

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Bloco quer que residências anunciadas em Viseu estejam disponíveis para todas as pessoas

A concelhia de Viseu do Bloco deseja que as residências no centro histórico recentemente anunciadas, iniciativa que parabenizam, sejam geridas em parceria com a Ação Social do Instituto Politécnico de Viseu", porque dizem, "só com esta articulação poderemos garantir que todas as pessoas têm acesso ao ensino, evitando que estas residências sejam mais um fator de exclusão, por só serem acessíveis a quem já tem capacidade económica para suportar o pagamento da renda mensal".
Skip to content