A Casa do Passal, localizada em Cabanas de Viriato, concelho do Carregal do Sal, tem a sua requalificação e musealização atrasadas, sendo que estava prevista conclusão para 2018.
A casa onde nasceu e morou Aristides de Sousa Mendes, também denominada “Vila de São Cristóvão”, foi considerada património nacional em 2011, através do Decreto n.º 16/2011, de 25 de maio.
A primeira fase de intervenções, ao nível das paredes exteriores e cobertura, fora feita em 2014 e desde então que o processo tem estado parado.
Segundo informações do Jornal do Centro, as obras de requalificação do interior e a musealização devem ficar concluídas entre o final de 2021 e o início de 2022.
Em declaração ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, diz que vão “lançar agora uma candidatura, já que a anterior teve de ser anulada porque houve alterações de fundo”, após “algumas questões burocráticas que estão ultrapassadas”, o que poderá demorar “sempre na ordem de um ano e meio”.
Lembramos que no passado dia 9 de junho, foram concedidas Honras do Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes, através de uma votação unânime no Parlamento Nacional.
Ver também: