Caríssimos Sertaginenses, passam 100 dias desde as eleições autárquicas e nada se tem visto e até este momento não conseguimos descortinar algo de positivo feito.
É bom e bonito aparecer com fotos de épocas festivas a iluminar a vila da Sertã e de Cernache do Bonjardim, mas isso já todos sabemos que é assim todos os anos. Nós precisamos de atitude e nesse sentido não está a correr muito bem a esta governação.
Posso enumerar vários factos: Primeiro erro foi não se ter resolvido o problema de uma freguesia (Carvalhal), onde paira um clima de dúvida sobre o Executivo, mas as pessoas e o Partido Socialista convivem bem com esse clima de dúvida. Se houvesse pessoas sensatas e de carácter teria sido resolvido no próprio dia, mas entenderam que não. A Câmara Municipal justifica esta passividade com que as juntas são autónomas (e são).
O Bloco de Esquerda fez o que lhe competia, expor a situação às instituições competentes e inclusive a Comissão Nacional de Eleições deu a razão ao Bloco, no entanto, tivemos que recorrer ao Tribunal Fiscal e Administrativo de Castelo Branco devido à inoperância da Junta de Freguesia do Carvalhal e da Câmara Municipal, ambas lideradas pelo PS.
O povo é soberano, o povo decidiu o que queria para a freguesia do Carvalhal, decidiu que não existiam maiorias absolutas e que a solução para a freguesia deveria ser de diálogo e cooperação, mas houve alguém que entendeu que tinha de ser de outra maneira. E vai acabar por correr mal.
Outra situação caricata é quando é dado o dia e a hora da reunião de delegados para a composição das mesas de voto das eleições legislativas na própria Freguesia do Carvalhal, para dia 2 de janeiro. Foram todos os partidos convocados (supostamente), mas o PSD reclamou que não foi convocado (deixamos nota que o PSD continua calado face à ilegalidade do Executivo da Junta de Freguesia). No entanto, a Junta garante que sim que foram, mas foi à mesma marcada uma nova reunião marcada para um dia de semana de trabalho às 14:30h. A hora da reunião foi alterada após contacto do Bloco.
Portanto, o PSD foi convocado, não lhe apeteceu ir a uma reunião a um domingo, reclamam sem razão e a queixa é aceite, segundo a Junta, “para não querer problemas”, mas continuam em manter-se no poder sob um clima de suspeição.
Para agravar esta situação, o contacto fornecido pela Junta de Freguesia para tirar dúvidas sobre a convocatória foi o da chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal. Questionamos: Afinal, a Junta é autónoma como a Câmara diz ou só é autónoma nos assuntos que lhes interessa?
Outra: Um partido que ganha as eleições e pede logo a sensivelmente 3000 sertaginenses o pagamento de faturas de água, algumas das quais com cerca de 10 anos, é de uma crueldade para quem votou no PS e na sua equipa.
Estaremos sempre em alerta. O Bloco quer o melhor para todos nós. O Bloco quer o melhor deste Concelho.
Nuno Costa nasceu no dia 22 de abril de 1976, em Lisboa, e exerce funções de vigilante privado no concelho da Sertã, onde tem raízes e reside.. É o cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal da Sertã nas eleições autárquicas de 2021.